30 de out de 2015

Feliz sexta-feira! - Vacinas, o que é e para que serve.

O que são as vacinas?


As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Podem ser fabricadas a partir de partes dos microrganismos que estimulam o seu organismo a constituir sua proteção.
Quando o indivíduo é vacinado (ou “imunizado”), o seu organismo tem a oportunidade de prevenir a doença sem os riscos da própria infecção. O organismo do paciente desenvolve proteínas protelaras chamadas “anticorpos” que destroem o microrganismo.
O organismo pode guardar na memória como produzir esses anticorpos durante muito tempo, muitas vezes a vida toda. Desta forma, se a paciente estiver exposto novamente à doença, os anticorpos serão capazes de inibir os microrganismos antes que eles encontrem uma formo de causar a doença.

Por que vacinar?

As vacinas provavelmente salvaram muito mais vidas da que qualquer outro tipo de medicamento na história. Estima-se que as vacinas poupam mais de 3 milhões de vidas a cada ano, e poderiam poupar muitas milhões a mais se todos recessem as vacinas adequadas. 
As vacinas fazem mais do que apenas salvar milhões de vidas a cada ano. Ao prevenir doenças graves:

•      As vacinas protegem milhões de pessoas contra a dor, sofrimento e mesmo incapacitação permanente.

  As vacinas poupam dinheiro para os indivíduos e para a sociedade, ao reduzir os custos com; doença, por exemplo, medicamentos, cuidados hospitalares e perda de tempo de trabalho.

  •     As vacinas reduzem a velocidade de disseminação da doença.
Graças às vacinas, algumas das doenças que costumavam levar a óbito ou incapacitar milhares de pessoas são hoje bastante raras na maioria dos países (coma a pólio), ou mesmo foram eliminadas (como a varíola).

•      As vacinas ajudam a prevenir a resistência aos antibióticos. Ao prevenir as doenças, as vacinas reduzem a necessidade de drogas que combatam os microrganismos. Isto ajuda a manter a eficácia dos antibióticos, porque quando um antibiótico é usado de forma inadequada paro tratar uma doença específica, ele pode perder a suo eficácia. O microrganismo causador daquela doença sofre mutação e a antibiótico não é mais eficaz. Quando uma doença é prevenida por uma vacina, os antibióticos podem ser prescritos com menor freqüência, dificultando a desenvolvimento da resistência.

As vacinas podem causar doenças?   

Não! Todas as vacinas às vezes causam pequenos efeitos colaterais como, por exemplo, dor leve no local da injeção ou febre moderada. Esses problemas não são normalmente graves e não duram muito tempo. Efeitos colaterais graves são raros comas vacinas modernas.
Os riscos da vacina, cão são pequenos, porém os riscos por não receber a vacina são graves. Deixar de ser vacinado expõe o indivíduo a doenças perigosas que podem causar danos ou mesmo matá-lo.

Devo ficar preocupado com o timerosal?

Algumas pessoas têm manifestado preocupação como timerosal um conservante que é usado paro garantir que as vacinas não apresentem microrganismos indesejados. Pequenas quantidades de timerosal foram usadas com segurança nas vacinas desde os anos 30, sem nenhuma evidência de dano. Devido a mudanças nos sistemas de fabricação, atualmente muitas vacinas não contêm mais timerosal

Quem deve ser vacinado?   

Bebês e crianças de baixa idade precisam de uma certa quantidade de vacinas, iniciando logo após o nascimento. Muitas dessas vacinas precisam ser ministradas mais de uma vez a fim de conferir proteção completa. Os adolescentes e os adultos precisam dessas vacinas também. As pessoas podem se beneficiar da proteção da vacina durante toda a
vida, as novas vacinas estão sendo desenvolvidas constantemente para proteger contra doenças perigosas que podem afetar qualquer um. Pergunte ao seu médico se não há vacinas que você deveria tomar para reduzir o risco de contrair uma doença grave.

As vacinas realmente funcionam?   

Sim! Existe comprovação de que as vacinas funcionam. Por exemplo, há dez anos um microorganismo chamado Hib era a principal causa de meningite em crianças pequenas no mundo todo. Nos anos 90, uma técnica especial chamada conjugação ajudou a criar vacinas seguras e eficazes contra Hib. Em todos os países nos quais as vacinas Hib foram incluídas no esquema rotineiro de imunização, as doenças quase desapareceram!

Não é preferível deixar o próprio organismo desenvolver sua imunidade natural? 

As vacinas permitem que o organismo desenvolva sua imunidade natural... é exatamente assim que funcionam! As vacinas expõem o organismo a uma forma controlada, segura, do microrganismo que estimula o paciente a construir a sua própria imunidade sem correr arisco da doença.

Porque há necessidade de várias rodadas de vacinação?
Porque as crianças necessitam de várias vacinas, e algumas delas precisam ser dados em idades diferentes. Outro motivo é devido ao fato que algumas vacinas precisam ser administradas mais de uma vez a fim de fornecer proteção total contra a doença.


Se faz muito tempo que você recebeu dose de alguma vacina, então esse é o momento de colocar sua saúde em dia; basta ir em um posto de saúde do seu bairro com o cartão do SUS e documento de identidade, lembre-se que é um direito seu e se houver algum probleminha de negatividade pelo funcionário do posto não tenha receio faça a denúncia para a ouvidoria da Secretária de Saúde. 

Gostaram da matéria? este tema vem do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santos.

Abraços,

Nicinha


2 comentários:

  1. Bom dia NiCinha
    Muito bem, sempre com posts instrutivos, sobre as vacinhas que são tão importantes,

    Bom fim de semana,
    Beijo
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Vacinar é importante principalmente na infância

    bjokas =)

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.