30 de jul de 2014

Cuidando de nossos Idosos.

Exercício intenso de 6 segundos melhora saúde de idosos


Pesquisadores escoceses concluíram que seis segundos de exercícios físicos intensos podem transformar a saúde dos idosos.
Segundo suas medições, o "pique" de seis segundos reduz a pressão sanguínea e melhora o condicionamento geral ao longo do tempo.
Esta modalidade de treinamentos curtos, de alta intensidade, tem atraído cada vez mais seguidores, prometendo alguns dos mesmos benefícios que os exercícios convencionais, mas em um tempo muito menor.
John Babraj e seus colegas da Universidade de Abertay testaram a hipótese em 12 aposentados. O grupo realizou exercícios intensos de bicicleta duas vezes por semana durante duas semanas.
Após os exercícios, os participantes reduziram sua pressão arterial em 9%, aumentaram sua capacidade pulmonar e acharam mais fácil realizar atividades do dia-a-dia, como levantar-se de uma cadeira ou levar o cachorro para passear.
É seguro?
O estudo adotou a abordagem que advoga explorar os limites do corpo durante apenas alguns segundos, em vez de gastar mais tempo em uma corrida de meia hora ou pedalar por alguns quilômetros.
Alguns especialistas argumentam que o treinamento curto e intenso é mais seguro do que o exercício convencional. Nestes últimos, taxas mais altas de batimentos cardíacos e pressão arterial podem levar a ataques cardíacos e derrames.
Babraj disse que corridas por longos tempos "colocam uma pressão maior sobre o coração em geral".
Já o método intenso pode ajudar a reduzir os custos "astronômicos" dos problemas de saúde em idosos, disse ele.

Nicinha Fernandes

Artigo de leitura
Fonte Diário da Saúde

4 comentários:

  1. Boa noite Nicinha

    Maravilhoso texto, e muito importante!

    beijinhos
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, eu não tinha olhado por esse lado, sempre estamos acostumados a um método mais usado que são exercícios leves a longo prazo.Uma boa semana para vc ,bjos

    http://www.donadecasatambemsearruma.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar experimentar também :)

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga Nicinha, novamente venho agradecer as boas energias que sempre tem enviado-me. A força dos amigos é muito importante, obrigado mesmo.
    Grande abraço, saúde, trabalho e paz interior.

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.