5 de mai de 2014

TRABALHO MANUAL E TRABALHO INTELECTUAL, TEMOS QUE DESENVOLVER OS DOIS PARA SOBREVIVER.


QUAL A DIFERÊNÇA ENTRE TRABALHO MANUAL DO TRABALHO INTELECTUAL?

O que diferencia um trabalho é o tipo das atividades realizadas. 
Não existe nenhum trabalho exclusivamente manual ou exclusivamente intelectual, mas sim, uma combinação entre as atividades manuais e intelectuais. 
Assim, podemos dizer que a atividade de um cientista é predominantemente intelectual, porém também existem algumas atividades manuais em seu trabalho. 
Da mesma forma, no caso de operário de construção civil, o trabalho é predominantemente manual, porém existem certas atividades intelectuais envolvendo seu trabalho.
O trabalho intelectual cansa mais porque o cérebro comanda o corpo inteiro, quando há cansaço mental desenvolvemos dores, sono excessivo.
O trabalho manual aos poucos esta sendo substituído por maquinas sendo assim valorizando os trabalhos intelectuais.

O que é trabalho manual?

Mas a pergunta por si só é respondida.
Trabalho manual é todo aquele que é executado com as mãos, por exemplo tricô, crochê, bordado, tapeçaria, costura em tecidos como pregar botão ou fazer a barra de uma calça; o dentista também realiza um trabalho manual e o seu auxiliar o também.
Artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o artesão possui os meios de produção e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. 
Se ele está trabalhando com fios ele compra a matéria prima e confecciona o seu artesanato,pode ser uma blusa,uma toalha em crochê e assim por diante. 

Significado de trabalho: Esforço para a criação ou produção de algo útil e necessário, a base da sociedade de acordo com o capitalismo e o socialismo. 
Trabalho intelectual: Aprimorar, desenvolver e melhorar a produtividade de uma determinada área através da criação de novas ideias e teorias.
O trabalho é uma ocupação do tempo que trás beneficio da parte financeira e instabilidade pessoal. 
Na vida social ela presta serviço em suas diversidades de funções e características.
Com o tempo os trabalhadores intelectuais, acumulam privilégios nas empresas ou na vida social, conseguem mais direitos do que as pessoas de pouca instrução, sendo assim não precisam trabalhar duro e conseguem mais conforto para si e seus familiares.
Com o tempo também o trabalho intelectual passou exigir mais, mais cursos de aperfeiçoamento, mais horas em adquirir conhecimento. 
O trabalho intelectual também favorece para que os lideres de comunidades ou empresas possam ditar regras para aqueles que somente trabalham manualmente seja na indústria ou em seu mundo não desenvolvido.



Que todos tenham um excelente dia de trabalho.




9 comentários:

  1. Bom dia! Meu trabalho manual: cuidar da casa; intelectual: escrever e dar aulas. Gosto muito dos dois, pois enquanto um (intelectual) exercita o cérebro e descansa o corpo, o outro (manual) exercita o corpo e descansa o cérebro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, você soube unir muito bem, e não poderia ser melhor, se realizamos tudo com amor com certeza nosso lado intelectual estará sempre renovando nossos pensamentos e determinações. Bjs

      Excluir
  2. Cada trabalho desenvolve outras habilidades em nós. E todas as habilidades são importantes para nosso crescimento pessoal e profissional.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bell, isso mesmo tudo que realizamos tem a sua importancia, mas como você citou pessoal e profissional a isto acrescento o espiritual que também é e acredito o mais importante acima de qualquer situação. Bjs

      Excluir
  3. Parabéns pelo texto. Muito coerente!
    Abraço.

    http://diogo-pimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo querido! agradeço sua visita e seja sempre bem vindo, estarei indo visita-lo em breve.
      Abraço.

      Excluir
  4. Amiga linda!!!

    Olá, passando para dizer que mudei definitivamente de casa.
    Aguardo sua visita e impressões no novo espaço.
    Um enorme abraço.

    http://euflordealfazema.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Malu, pessoas como você não podem ficar fora do "ar". Claro que irei visita-la e vamos fazer um link fixo aqui no Perseverança para divulgar essa nova casa que com certeza todos irão gostar .
      Beijinhos.

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.