1 de out de 2013

Famílias precisarão de apoio para cuidar de idosos no futuro


O número de pessoas idosas que precisam de cuidados no mundo todo deve praticamente triplicar em 2050, segundo um estudo divulgado pela organização Alzheimer Disease International.

À medida que a população envelhece, o sistema tradicional de cuidar dessas pessoas - feito de maneira informal pela família, amigos e comunidade - vai precisar de um apoio muito maior.

Segundo o relatório, um pouco mais de 10% das pessoas acima de 60 anos precisa de cuidados a longo prazo, tais como ajuda diária em tarefas como tomar banho, alimentar-se, vestir-se e usar o banheiro.

Mas esse é um trabalho pesado para as famílias, já que muitos dos parentes que cuidam do idoso precisam deixar o trabalho.

Demência
O número de pessoas idosas exigindo cuidados saltará de 101 milhões para 277 milhões em 2050, parte delas também sofrendo demência.

O Mal de Alzheimer é a causa mais comum de demência, cujos sintomas incluem perda de memória, mudança de humor, problemas com comunicação e de raciocínio.

De acordo com o estudo, países como Índia e China sofrerão duros golpes, e precisam começar a planejar como lidar com o problema.

Isso porque mais da metade das mais de 35 milhões de pessoas que sofrem com demência em todo o mundo estão em país de renda média ou baixa, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Segundo o autor do relatório, Martin Prince, "as mudanças sociais e econômicas que estão ocorrendo nesses países vão, inevitavelmente, fazer com que seja reduzido o número de familiares disponíveis para cuidar dos idosos."

Como ajudar as famílias
O relatório faz diversas recomendações, como fornecer "gratificações financeiras apropriadas" para cuidadores, profissionais ou familiares.
Também sugere monitorar a qualidade do tratamento tanto em casas de repouso como o fornecido pela comunidade.

Redação Diário da Saúde

Nicinha

4 comentários:

  1. Boa noite

    Gostei de ler...
    Actualmente forma-se pessoas para tal... São os curso com mais saida...

    Beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idosos de toda parte do planeta sofrem com a desigualdade social e a falta de respeito que vem de dentro de casa, a familia ignora a necessidade de algo muito simples "RESPEITO-AMOR"
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Muito bom de saber e conhecer, afinal seremos idosos um dia.Adorei!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ritinha se hoje em dia nós cultivarmos pelos nossos pais e avós o carinho-respeito entre outras necessidades básica para com nosso semelhante, como poderemos cobrar de nossos filhos lá no futuro?
      Não deixe de abraçar seu idoso familiar todos os dias por favor.
      Bjs

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.