24 de out de 2013

Com que frequência você lava as mãos?

Você sobe as escadas do trabalho, toma café, digita no teclado, espirra e, quando seu colega que está com tosse chega, cumprimenta-o com um aperto de mão. 

Caso nenhum de vocês tenha lavado as mãos antes ou após as ações, os dois terão compartilhado vírus, infecções e fungos que podem se transformar em inconvenientes doenças, como diarreia e gripe.

A prática de lavar as mãos com frequência é tão importante para a prevenção da saúde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) a reconhece como uma das melhores estratégias para evitar infecções. 

Conforme a instituição que promove o Dia Mundial de Lavar as Mãos, a Global Handwashing Day, comemorado no dia 15 de outubro, higienizar as mãos com sabão ou sabonete pode reduzir pela metade os riscos de diarreia e infecções do aparelho respiratório.

Lavar as mãos deve ser um hábito frequente em vários momentos do seu dia, não só antes das refeições. Higienize-as antes e depois de ir ao banheiro; após tossir, espirrar, coçar o nariz ou os olhos; depois de chegar da rua, após tocar em suportes de uso compartilhado, como mesas, barras de ônibus e maçanetas; e antes depois de estar com alguém doente.

Se bater a dúvida sobre quando lavar as mãos, opte pelo “sempre”. Mas lembre-se de fechar a torneira durante a higienização.

A OMS recomenda que o processo dure de 40 a 60 segundos, o equivalente a cantar duas vezes “Parabéns a você”. 


Fontes educadoras: Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Global Handwashing Day, Hospital Israelita Albert Einstein 

 

Nicinha

10 comentários:

  1. Nossa!! Ume verdade... hábitos bons devem ser uma constante.
    Vou estar longe por um tempo, mas sempre que puder, lhe visitarei.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os verdadeiros amigos podem até ficar longe, mas isso somente em corpo porque em pensamento a presença é constante, bjs

      Excluir
  2. Bom dia Ni

    acho que todo mundo lava menos do que deveria lavar.
    A correria não permite isso com tanta frequência.
    Bom foram esses álcool em gel que lançaram, ajudam bastante.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, hábitos úteis começam na infância.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá, bom dia.
    Ufa ! Hoje é sexta feira, logo chego aqui com o meu sentimento de Amizade.
    Meus desejos de alegria, antes de tudo. Que o fim de semana seja um Templo de Sabedoria. De Paz. Que as energias concentrem-se todas, e que possamos na Segunda Feira, brindarmos com um sorriso, o Dom da Vida.
    Um abraço abraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o seu fim de semana seja tão real quanto s suas palavras...Bjs

      Excluir
  4. Querida amiga Nicinha, muito agradecido sempre pela visita e carinhoso comentário...desde um tempo atrás peguei a mania do alcool gel, uma colega diz que ele esparrama a sujeira, como lido com papel é uma maneira prática de higienizar, mas nada como lavar as mãos, contato com a água...sempre gostoso e útil estar aqui e compartilhar teus conhecimentos.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que a midia começou a estar mais presente na vida das pessoas os indices de contagio tem mostrado equilibrado, em algumas situações podemos dizer que a falta de informação ainda é grande.
      Porém a higiene vem desde a infancia, no ensinamento constante deve manter, mas isso se perde com o passar do tempo.
      Abraço fraternal

      Excluir
  5. Importante isso e nunca é demais lembrar! Vale muito! beijos,chica e lindo fds!

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.