12 de out de 2013

CAMINHO DA VIDA...


O que será que as crianças atualmente entendem como o DIA DAS CRIANÇAS?

Alguns anos passados, vamos pensar em 40 anos ou talvez 20 anos para não ser tão radical, Dia das Crianças tem alguma semelhança com o nosso presente?
Com certeza não tem nem comparação.
Jogar bola na rua, era uma diversão que não nos colocaria em certos cuidados que devemos ter hoje; por exemplo: veiculos em alta velocidade e motoristas sem o devido preparo.
Ruas de lazer que até então nos fins de semana e feriados essas ruas ficam sinalizadas de que veiculos não é permitido, claro apenas para moradores, antigamente não tinha esse meio - usava-se de  lógica e tinha-se o cuidado de trafegar com velocidade compátivel.

Então vamos para a televisão; me lembro que antes de qualquer programa aparecia um aviso de que determinado programa não era recomendável para idade X, porém na programação atual uma imagem e um tradudor em lingua de sinais, e daí? e daí que o correto era não ter tal programação naquele horário.

E o que falar dos celulares, crianças de 7 anos já possuem seus aparelhos de ultima geração, e na maioria das vezes não são supervisionados por seus pais.
Brinquedos eletrônicos estão cada vez mais ocupando espaço; vez por outra as noticias chegam de que crianças usaram a arma (revolver) do pai e ainda levaram para a escola.

Onde está a brincadeira de pular-corda / colar figurinhas / banco imobiliário / cabra cega / os livros quebra-cabeça ......entre outros.
Caminho da vida não começa com um passeio ao shopping, começa com os pais orientando dentro de casa.

O presente que realmente importa, é atenção, amor e aquele abraço constante, uma convivencia amável fará esse pequenino ter melhor aceitação em tempos dificeis.
Muitas crianças na data de hoje, estarão em abrigos como a CASA SEMEIA no centro de SP, ABRIGO BETHANIA, outras crianças  estarão nas ruas perambulando nas portas dos restaurantes, esperando por um resto de comida, essas crianças esperam muito mais que um brinquedo, esperam que sejam socorridas.
O abandono na educação e na orientação faz com que a criança venha a se tornar um adulto rebelde, tudo passa ocorrer sem limites, a vida o coloca com as drogas, sexo ainda na fase infantil, gravides indesejavel...

 Permita seus filhos conhecerem e interagirem com outras crianças que vivem em situação diferente, ensine a dividir, abraçar e o principal a SORRIR.

Caminho da vida na minha forma de pensar tem que ter:

SAÚDE 

dormir bem
comer adequadamente
beber muita água
saneamento básico

SEGURANÇA

Em casa, com a familia e na escola
supervisionado por um adulto nas decisões importantes

AMIZADES

Ter um bom relacionamento com amigos e parentes
Ser orientado a se afastar de pessoas que não podem lhe acrescentar nada de produtivo

EXEMPLOS

Saber respeitar a todos, ter confiança e autoestima

EDUCAÇÃO

Ter moralidade e incentivo a espontaneidade e criatividade

Um dos meus textos preferidos biblicamente em Provérbios, ali fala que se andarmos com pessoas sábias seremos sábios, se andarmos com pessoas tolas seremos ignorantes.
Portando seja companheiro de seu filho hoje, para que amanhã as fatalidades do mundo não o tire de você.

IMAGENS: Estou com os gêmeos do Abrigo Bethania. Na outra imagem minha querida sobrinha Lety.

Nicinha

10 comentários:

  1. Boa noite Nicinha! Num shopping para pessoas de classes privilegiadas, vimos alguém numa das lojas distribuindo pirulitos para os filhos dos clientes e pensamos...crianças que possuem tudo, vivem cercadas de aparelhos eletrônicos de última geração, será que darão importância a um singelo pirulito oferecido na porta de uma loja?
    Ao perceber o sorriso alegre que se estampava no rosto de todas elas, que recebiam o doce com a candura de quem se sente agraciado e acarinhado, pudemos ter certeza de que as crianças não mudaram...mudaram os tempos, os comportamentos, mas com a educação correta, ali existem pequenas grandes promessas de esperança.
    Um grande abraço!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário como sempre é de grande importancia é um verdadeiro adendo para a postagem. Abraço fraternal

      Excluir
  2. Belo e rico texto,menina!! Realmente os tempos mudaram e muito!! sinto muitas saudades da minha infância. E como!!
    Fica com Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soninha querida, eu também, a infancia em um colegio interno me trouxe para os dias de hoje a capacidade de respeitar e agir com meu semelhante de uma forma mais humilde e de também transferir esse sentimento para meus filhos e crianças que fazem parte de nosso projeto.
      Obrigada pela visita, bjs

      Excluir
  3. Oi querida !! Quanto tempo!! Quero te encontrar pra tomarmos um café e conversarmos sobre poesia e tudo que mais... Me passa seu e-mail ou o link para o Facebook.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Marcello, enviarei para o seu e-mail, aliás na Av Brigadeiro Luis Antonio inauguraram um lugar maravilhoso.....Bjs

      Excluir
  4. Minha querida não tenho muito a comentar depois do brilhante texto que escreveu, só agradeço que vive nesta época e espero que os pais acordem e ofereçam estas alegrias aos filhos amar não é encher de brinquedos e fazer todas as vontades e sim conversar, estar junto...saber como esta o cotidiano do filho.

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Nicinha !!!

    Senti-me honrado com mais uma sua presença
    Em minha Página. Passando para retribuir e deixar
    O meu Abraço e carinho. Perdoa-me um pouco
    A ausência, pois estou meio atarefado e sem
    Tempo, mas não a esqueço.
    Belíssimo texto. Adorei. Meus parabéns.
    Uma semana maravilhosa é o que desejo
    Para você. Com muita paz, amor e, felicidade em
    Seu coração. Que haja muita luz em seu caminho.
    Beijos de luz !!!

    POETA CIGANO – 15/10/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, coloco os meus 7 véus para dançar e não tem como não lembrar de seus poemas maravilhosos, a honra é minha em ter você como parceiro poetico.
      Abraço fraternal.

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.