11 de set de 2013

Seja bem vindo em minha casa e sinta-se feliz.



Casa Arrumada


Casa arrumada é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.



Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.


Carlos Drumond de Andrade 

( meu poeta e escritor preferido e se eu pudesse diria meu amigo, acredito que um dia ainda vou encontra-lo )

Nicinha

20 comentários:

  1. Por isso minha casa é maravilhosa!!!
    Sempre um ambiente festivo e feliz!
    Gosto muito, muito muito!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus permita que sempre seja assim e não esqueça de agradecer constantemente Ritinha por esse privilégio tão abençoado, bjs

      Excluir
  2. Eu amo meu lar, o aconchego dele que apesar de não estar sempre cheio de gente, pois com a doença do meu pai muitos se afastaram, eu posso na minha casa encontrar a PAz que eu preciso. Gostoo muito deste texto do Drummond

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu querida, que permaneça na paz que você mereça, não se entristeça devido as pessoas terem se afastado, muito pelo contrário elas não tem o mesmo grau de espiritualidade e perseverança que você. A paz que você merece está dentro da sua mente, somente você poderá trazer a vida esse momento tão seu e necessário para enfrentar a labuta diaria.
      Deixo um abraço fraterno bem apertadinho para você.

      Excluir
  3. Drumond também é meu favorito, é aquele cuja obra não fala só do meu coração, sentimentos, fala da vida dura de viver, fala da esperança na vida, e nos conta que uma casa é um lugar que nos reconhecemos nela. Me reconheço nesta tua casa aqui. Belíssima postagem querida amiga Nicinha, pois amo, amo Drumond.
    ps. Meu carinho meu respeito e meu abraço e toda a poesia do mundo pra nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos um lar que constantemente está conosco, eu me refiro a nossa mente, ela é um lar, imagine que podemos mobilhar somente com móveis de nosso interesse e também mudar quando quisermos, assim comparando a mente com nossa casa, somos nós que tornamos o ambiente harmonioso e yudo o que nela pode ter.
      Eu acredito que um dia ainda vou ter um papo bem legal com Drumond, deixo um abraço especial para você Jair.

      Excluir
  4. Bom dia amiga Nicinha, que maravilha de texto. Adorei.
    Com relação a seu comentário final, posso dizer que encontros acontecem, seja neste ou em outro plano =)
    Grande abraço, saúde e paz interior, ah e uma casa cheia de vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton meu irmão, a casa cheia começa pela nossa mente, preencher com coisinhas boas é tornar possivel novos aconchegos ao espirito e isso atrair aos mansos .
      Abraço fraternal

      Excluir
  5. Olá,
    arrumar a casa é importante, ter a fobia da casa é grave, no meu caso não arrumo porque sou desorganizado nas arrumações, gosto de uma casa com alguma desarrumação,"é estranho?" bem... só disse a verdade.


    ag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um direito seu manter seu cantinho em um conforto em que vc se sinta bem.
      Muitas vezes o seu desarrumado pode ser de exemplo de outro.
      Abraço fraternal e continue assim, sendo sendo autentico.

      Excluir
  6. LINDO!!Adoro esse texto! Muito lega! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Obrigado pela sua simpática visita ás minhas humildes fotos.

    ag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de nossa obrigação usar de simpatia com nosso semelhante.
      Não importa de sua preferencia sexual ou sua situação financeira...não está dentro do que eu quero pra mim, o que eu e ninguem pode fazer é atacar com palavras ofensivas usar de artificios para intimidar o outro.
      portando sinta-se a vontade por aqui e seja sempre bem vindo.
      Abraço fraterno

      Excluir
  8. Conheci se blog pela indicação do Milton Kennedy, adorei o texto principalmente esta parte:

    Arrume a sua casa todos os dias...
    Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
    E reconhecer nela o seu lugar.


    Se não for assim nem vale a pena, parabéns pelo lindo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, que felicidade saber que algo aqui no Perseverança tem um ponto positivo que tocou no seu coração.
      Sinta-se sempre a vontade para opiniar e indicar o que tb não gostou.
      Beijinhos

      Excluir
  9. Muito lindo esse texto de Drummond !
    A nossa casa tem que estar sempre arrumada,
    para recebermos os amigos queridos.
    Adorei ficar aqui na sua casa.

    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo assim sinta-se sempre bem vinda ao nosso Lar, e se quiser pode colocar também alguns vasos com belas flores...isso harmoniza o ambiente.
      Bjs

      Excluir
  10. Obrigada pelo convite,deixo-lhe algumas flores poéticas e quando
    você quiser,venha fazer parte do meu quadro de amigos.

    "O orvalho que cai e umedece a terra seca,
    recompõe as pétalas das rosas,que desabrocham para a liberdade,
    umedecidas sobrevivem,no sorver das gotas que absorvem em seu viver"!

    bjs Nicinha.
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faço parte querida Carmem, agradeço mais uma vez sua visita, beijos floridos para vc.

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.