21 de ago de 2013

Compartilhando.....



Hoje, 20 de agosto, o consumo humano excedeu a capacidade do planeta em prover de maneira sustentável a demanda prevista para todo o ano de 2013. 
O Earth Overshoot Day é o marco anual de quando a demanda da humanidade sobre a natureza ultrapassa a capacidade de renovação possível para o ano. 
A data foi criada pela Global Footprint Network – GFN (Rede Global da Pegada Ecológica), instituição internacional parceira da rede WWF.
A estimativa diz que entramos no Cheque Especial quanto ao uso dos recursos naturais, utilizando como empréstimo a capacidade futura da natureza que se regenera em ritmo mais lento. 
Sem a devida economia dos recursos e com o consumo exagerado atual, afetamos diretamente o nosso o futuro e o das próximas gerações, e também do planeta.
O dia em que o planeta azul entra no vermelho (Earth Overshoot Day) é o mais perto que a ciência pode medir a diferença entre nossas demandas por recursos ecológicos e serviços, e o quanto o planeta pode efetivamente prover.
O Overshoot Day tem por objetivo alertar a humanidade sobre o perigo de continuarmos usando à exaustão os recursos naturais do planeta. É esse o patrimônio que a natureza construiu ao longo de milhares de anos e estamos comprometendo não apenas a nossa mas também as futuras gerações. 

Por e-mail recebido.

4 comentários:

  1. Boa tarde.

    Gostei muito deste texto... é uma realidade.
    Beijo

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou do texto, recomendo visitar o site e fazer parte, WWF - tem parcerias muito interessantes e que valem a pena participar.
    Beijo e um linda quarta-feira!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma matéria interessante, adorei passear por aqui vc alimente nossa curiosidade e abastece nosso saber, pra vc bjos, bjos ebjossssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu irmão querido, fraterno abraço.

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.