23 de ago de 2013

A ESTRADA E O VIOLEIRO . - Por e-mail



A estrada e o violeiro
Sidney Miller

 
 Sou violeiro caminhando só, por uma estrada caminhando só
 
Sou uma estrada procurando só levar o povo pra cidade só

 
Parece um cordão sem ponta, pelo chão desenrolado

 Rasgando tudo que encontra, a terra de lado a lado
 
Estrada de Sul a Norte, eu que passo, penso e peço
 
Notícias de toda sorte, de dias que eu não alcanço

 De noites que eu desconheço, de amor, de vida e de morte
 
Eu que já corri o mundo cavalgando a terra nua
 
Tenho o peito mais profundo e a visão maior que a sua
 
Muitas coisas tenho visto nos lugares onde eu passo
 
Mas cantando agora insisto neste aviso que ora faço
 
Não existe um só compasso pra contar o que eu assisto
 
Trago comigo uma viola só, para dizer uma palavra só
 
Para cantar o meu caminho só, porque sozinho vou à pé e pó
 
Guarde sempre na lembrança que esta estrada não é sua
 
Sua vista pouco alcança, mas a terra continua
 
Segue em frente, violeiro, que eu lhe dou a garantia
 
De que alguém passou primeiro na procura da alegria
 
Pois quem anda noite e dia sempre encontra um companheiro
 
Minha estrada, meu caminho, me responda de repente
 
Se eu aqui não vou sozinho, quem vai lá na minha frente?
 
Tanta gente, tão ligeira, que eu até perdi a conta
 
Mas lhe afirmo, violeiro, fora a dor que a dor não conta
 
Fora a morte quando encontra, vai na frente um povo inteiro
 
Sou uma estrada procurando só levar o povo pra cidade só
 
Se meu destino é ter um rumo só, choro em meu pranto é pau, é pedra, é pó
 
Se esse rumo assim foi feito, sem aprumo e sem destino
 
Saio fora desse leito, desafio e desafino
 
Mudo a sorte do meu canto, mudo o Norte dessa estrada
 
Em meu povo não há santo, não há força, não há forte
 
Não há morte, não há nada que me faça sofrer tanto
 
Vai, violeiro, me leva pra outro lugar
 
Eu também quero um dia poder levar
 
Toda gente que virá
 
Caminhando, procurando
 
Na certeza de encontrar
 

7 comentários:

  1. Bom dia

    SIMPLESMENTE MARAVILHOSO... POEMA LINDÍSSIMO

    Bom fim de semana
    Abraço
    *******************
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebemos por -email e os créditos com certeza já estão sendo observados pelo remetente.
      Abraço fraterno e agradeço pela visita.

      Excluir
  2. Sim, na certeza de encontrar...
    Gostei muito.
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Louraini, seja bem vinda!!! que bom ter conquistado a sua preferencia no poema, com certeza o remetente está muito feliz em saber que você gostou.
      Volte mais vezes e sinta-se a vontade.
      Bjs

      Excluir
  3. Os versos do sertanejo autêntico possuem uma filosofia simples e serena...mas que encerra em suas metáforas uma grande sabedoria de vida.
    Um feliz domingo, Nicinha! Abraços carinhosos

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amados, a sabedoria de vida só é válida quando a dor e as chagas podem nos tornar pessoas melhores, não nos tornando apenas observadores e covardes nas injustiças.
      Que bom que gostaram, o remetente também com certeza fica ficará feliz em ver o comentário de vocês.
      Desejamos um lindo fim de semana para todos!

      Excluir

  4. Um homem deve viver em sua pátria. O desgarramento dos seres humanos é uma frustração que, de uma maneira ou de outra, entorpece a claridade da alma.

    Pablo Neruda - poeta chileno

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.