12 de jul de 2013

Vamos agir diferente neste fim de semana - Dormir mais tarde provoca ganho de peso?

A restrição crônica de sono entre adultos está associada com o ganho de peso sistemático.
O fenômeno foi aferido em pessoas que tendem a ir dormir muito tarde, retardando a hora do sono, mas acordando no horário de costume.
Contudo, o efeito não parece ter nada a ver com o sono propriamente dito, mas com o consumo de calorias extras durante as horas finais da noite, antes de ir dormir.
Os pesquisadores notaram que as pessoas que vão dormir muito tarde não apenas comem um adicional nessas horas de vigília, mas também ingerem comidas mais gordurosas nessas horas que antecedem o ir para a cama.
"Embora estudos epidemiológicos anteriores já tivessem sugerido uma associação entre um sono mais curto e o ganho de peso e obesidade, ficamos surpresos ao observar o significativo ganho de peso durante um estudo em laboratório," disse Andrea Spaeth, da Universidade da Pensilvânia (EUA).
Os voluntários, entre 22 e 50 anos de idade, passaram 18 dias consecutivos em um ambiente controlado.
O estudo também mostrou que, durante a restrição do sono, os homens ganham mais peso do que as mulheres, e os negros ganham mais peso do que os brancos.
Os cientistas afirmam que a privação de sono pode gerar um efeito cumulativo, já que o ganho de peso é um fator de risco para a apneia do sono, que tem forte impacto sobre a qualidade do sono e para a saúde em geral.
Críticas
Mas o estudo tem suas deficiências.
A principal delas é que o ambiente de laboratório onde os voluntários ficaram internados não possuía condições de realização de atividades físicas, ainda que voluntárias.
Ou seja, as conclusões valem para uma condição que não é apenas de privação de sono, mas para uma situação em que se dorme menos e não se exercita nada, como passar as férias fechado no apartamento.

Redação Diario da Saúde

Nicinha

6 comentários:

  1. Sofro de insônia há anos e nunca ganhei peso por conta disto mas...quando parei de fazer caminhada, aí sim, eu ganhei peso. É só caminhar que se vai de novo...bjs

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    1. Então não pare, continue sempre a fazer algum tipo de exercício fisico, mas não esqueça de sempre realizar consultas clinicas para ter um acompanhamento correto, de acordo com a necessidade de seu corpo.
      Beijinho

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  2. Bom dia Nicinha

    Concordo na íntegra com o teor do texto.. Quanto mais tarde nos vamos deitar.. mais consumimos... É um facto indesmentível

    Bom fim de semana

    Deixo abraço
    ********************
    Querendo, visite(m)-me

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

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    1. Então durmir tarde é apenas um dos fatores, porém podemos durmir tarde mas com atividades sadias na madrugada ou anoitinha.
      Abraço fraterno e um fim de semana com sol para você também.

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  3. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

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  4. Suas palavras são sempre gotas de otimismo. Você tem razão, não há de se dar guarida às derrotas. Sempre se pode levantar das quedas. A fé e o amor serão sempre nossos escudos, a nos assegurar razões pra sermos felizes, em detrimento das quedas que só podem ampliar nossos horizontes de vida.

    Um grande abraço.

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Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.