14 de jun de 2013

Tentar ser feliz dá resultado com música de alto astral

Música e felicidade parecem ter uma intimidade natural.
Mas, se você quer melhorar o humor e seu sentimento de bem-estar usando a música como instrumento, então é melhor escolher bem não apenas a melodia, mas também a letra certa.

Pesquisadoras da Universidade de Missouri (EUA) concluíram que uma pessoa pode realmente melhorar seu estado geral de felicidade usando música alegre, com uma letra de alto astral, que a coloque "para cima".

Em dois experimentos, voluntários conseguiram melhorar seu humor tanto no curto prazo, quanto ao longo de um período de duas semanas - é o que as cientistas chamam de "melhorar o humor" e "melhorar o estado geral de felicidade".
 
Música e felicidade
Durante o primeiro experimento, os participantes foram instruídos a tentar melhorar o humor lidando com as próprias emoções - mas apenas o grupo que ouviu música alegre e otimista teve êxito, o mesmo não acontecendo com aqueles que tentavam melhorar o humor ouvindo o sombrio Stravinsky.

Participantes de controle, que apenas ouviram as músicas, sem tentar mudar ativamente o seu humor, também não relataram mudança na felicidade.

No segundo experimento, os participantes relataram níveis mais elevados de felicidade após duas semanas de sessões de laboratório em que ouviam música de alto astral e tentavam emocionalmente se sentir mais felizes - a comparação foi feita com um grupo controle, que só ouviu as músicas.

A conclusão é que o estilo da música é determinante na busca da felicidade, mas que esta só é alcançada quando as pessoas usam de introspecção, perguntando-se constantemente: "Eu estou feliz?"

"Em vez de se concentrar em uma medida da felicidade que já obteve e se engajar nesse tipo de cálculo mental, as pessoas poderiam se concentrar mais em aproveitar a sua experiência de viagem rumo à felicidade, e não ficar presas no destino," recomenda Yuna Ferguson, principal autora da pesquisa.

Sendo assim, que sua sexta-feira seja bem musical.

Nicinha

7 comentários:

  1. Lindo! E um fds bem sonoro, boas melodias e acordes pra ti! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você tb um fim de semana edificante com sua familia, bjs

      Excluir
  2. Boa noite!
    Parabéns pelo post...maravilhoso.

    Abraços
    Sinval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo comentário e a visita sempre de muita sabedoria nas palavras, abraço fraterno

      Excluir
  3. Música de boa qualidade é uma harmonia para a alma.
    Gostei muito do seu comentário lá no blogue sobre autoestima!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, se colocarmos sempre o nosso sentimento nas palavras pronunciadas e nas escrita, estaremos assim mostrando no espelho quem somos;não esqueça que o sentimento humano tem poder e esse poder deve ser usado com sabedoria, do contrario a guerra interna se instala no coração e sua vida passa não ter mais sentido.
      Bjs

      Excluir
  4. olá.Boa tardeGostei muito de conhecer este espaço agradável.Sugiro-lhe que dê uma olhadela no meu blog, poderá agradár-lhe o que lerá.Já segui, pois um blog deste deve ser visualizado, várias vezes.Bjs. aqui fica o link. http://emilysilva2010.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.