16 de abr de 2013

Quando os pais induzem culpa nas crianças


O uso de argumentos geradores de culpa pelos pais causam um estresse imediato nas crianças tão forte que pode ser facilmente detectado até no dia seguinte.
Mesmo não tendo acompanhado os efeitos de longo prazo da indução da culpa nas crianças, Kaisa Aunola e seus colegas da Universidade de Jyvaskyla (Finlândia) mostraram que os efeitos são negativos o suficiente para chamarem a atenção já no curto prazo.
Quando os pais usam níveis mais elevados de "correções culpabilizantes", isto fica evidente nas crianças através de níveis anormalmente elevados de angústia e raiva, detectáveis até no dia seguinte.
As "correções culpabilizantes", ou correções geradoras de culpa, ocorrem quando os pais tentam mudar o comportamento da criança usando meios psicológicos, em vez de definir limites diretos de ação.
Por exemplo, em vez de dizer "Isso não pode", os pais podem lembrar à criança o quanto eles se esforçam por ela, ou mostrarem o quanto ficaram envergonhados por causa do comportamento da criança.
Este tipo de comportamento é típico de pais que estão, eles próprios, angustiados ou esgotados.
O estudo mostrou que, embora a indução de culpa nas crianças cause estresse nas crianças tanto quando é feita pelo pai quanto pela mãe, o efeito é ainda mais forte quando o argumento gerador de culpa é expresso pelo pai.

Então se você é pai ou mãe e até se tem alguma criança em sua responsabilidade (tutelado), pense muito bem antes de abrir a boca; o futuro mental dessa criança está em suas ações.

Nicinha

Redação do Diário da Saúde

10 comentários:

  1. Ter crianças em nossa responsabilidade é tema sério! Belo alerta! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos mães duas vezes por isso sabemos o qto é sério a convivencia com eles, bjs

      Excluir
  2. Oi,Nicinha!!
    Muito bem lembrado!!
    Amei seu post.
    Excelente dia,querida amiga.
    Beijos de Soninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia amada! uma semana abeçoada para vc tb, bjs

      Excluir
  3. Um texto que além de muito bom, é também muito importante.Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga
    Depois de muito silencio, eu vim me fazer presente, trazendo a certeza que me recordo de você com carinho e amizade.
    Sinto muita saudade de não vir aqui mais vezes, mas fiquei presa no caminho, tentando resolver algumas coisas pendentes.
    Pedras aparecem pelo caminho, e delas precisamos fazer renascer lindas flores, para que nossa vida se torne um lindo jardim.
    Abraço amigo.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice amada! entendo perfeitamente, e independente do silenci vc é sempre querida e claro o silencio diz muito sabia? é nosso aliado e por isso não desistimos de manter a nossa fé e alegria sempre ativos, bjs

      Excluir
  5. Oi!
    Parabéns pelo seu blog, é tudo de bom.
    Voltarei com mais tempo.

    Aceita ser colunista do JORNAL DA CIDADE ONLINE???, caso aceite, entre em contato, pelo e-mail mariarabelo44@uol.com.br.
    Sucesso! Feliz vida!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faremos contato através de seu e-mail informado; agradecemos também pela visita e elogio, desejamos que vc tenha um fim de semana harmonioso.

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.