14 de abr de 2013

Como evitar a fadiga muscular com Márcio Atalla .


Quando se começa a praticar uma atividade física, é normal surgirem dúvidas em relação à pratica dos exercícios. Porém, a presença delas pode tornar o esporte algo misterioso, dando a entender que é para poucos.

Para deixar essa crença cair por terra, a W Run separou algumas das perguntas mais frequentes para o embaixador da marca de relógios Timex, o educador físico Márcio Atalla, desvendá-las.
Confira!

Depois de quanto tempo de exercício que o corpo começa a queimar gordura? É mito que é só depois de 30 minutos?
Sim, é mito. Isso depende muito do condicionamento físico de cada pessoa. Com 90 segundos de atividade aeróbia, a gordura já é 50% do nosso combustível. Mas é verdade que quanto mais tempo se faz atividade física aeróbica de intensidade média, mais a gordura é metabolizada. Porém, atividades físicas mais intensas e com duração de aproximadamente 20 minutos, tem uma queima calórica pós-treino muito maior.
O que é melhor: treinar de noite ou de manhã? 
Isso vai da disponibilidade de tempo de cada um, da disposição física pessoal. Não faz diferença quanto ao gasto calórico. Deve-se apenas ter cuidado com atividades intensas perto da hora de dormir, que podem atrapalhar o sono. 
Para quem quer ganhar massa muscular, mas corre 10 km ou mais, o que fazer?
O excesso de treino aeróbico promove uma perda massa muscular, mas é possível recuperar ou manter com atividades de resistência muscular localizada. O professor deve estar atento ao montar o programa de treino de seu aluno, para equilibrar todas as atividades. 
Pode treinar musculação e uma atividade aeróbia no mesmo dia?
Sim, desde que seja bem orientado pelo professor. 
Por que é comum sentir dores dias depois do treino? Como se evita?
Não é comum. Eventualmente sentir uma pequena dor é normal por conta das micro lesões que acontecem em decorrência do trabalho físico. Não deve ser comum sentir dores constantemente, após os treinos. Sentimos dores quando o treino é bem diferente ao que se está habituado, ou quando é extremamente intenso. 

Quando eu sei que devo começar a tomar suplemento alimentar?
Não existe isso. Se não se trata de atletas de ponta, de alto rendimento, uma boa alimentação já traz todos os nutrientes necessários. Mas se a pessoa tem vontade de usar suplementos alimentares, deve marcar uma consulta com nutricionista e nunca fazer por conta própria. 

Fonte da nossa revista W Run 

Nicinha

4 comentários:

  1. VIM TE DESEJAR UM LINDO DIA DE DOMINGO !
    Porém, para se obter energia, as reservas iniciais de carboidratos são um fator-chave. Isso porque, durante a corrida, uma boa opção é a ingestão perió­dica de bebidas à base de carboidratos. Já para evitar a fadiga crônica, a dica é cuidar da periodização, por isso, os atletas devem incluir sessões de treinamento regenerativo com baixo volume e intensidade.
    E para complementar, devem ser realiza­dos treinamentos anaeróbicos, com alta produção de lactato, para melhorar o de­sempenho geral na corrida, com treinos intervalados e repetitivos: “Sessões de qualidade realizadas em intensidades mais elevadas melhoram a economia de movimento”,
    bjs minha linda !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severa querida escritora, que comentário maravilhoso, diria até que não é comentário e sim complemento da postagem, orientação importante, que pelo qual eu agradeço sua presença.
      Deixo um abraço fraterno e que sua semana seja iluminada, bjs

      Excluir
  2. Olá, querida.

    Quero desejar-te um dia de domingo agradavel.
    Felicidades, á você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado José, nós agradecemos!e nosso dia realmente foi abençoado; desejamos também para você que sua semana seja de muita harmonia, abraço fraternal.

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.