13 de mar de 2013

Dia mundial do Rim - Você sabe como está o seu?Feliz quinta-feira



O nosso Rim tem uma função essencial em nosso corpo, tanto quanto o coração, pulmão, figado...com  detalhe importante, pode-se realizar  transplante.
Mas se pode realizar um transplante, por que esperar chegar a este ponto se podemos prevenir com dois exames simples e baratos: exame de sangue de nome creatinina e exame de urina com dosagem de creatinina, este último geralmente  é colhido em amostra isolada e ou sim numa coleta de 24 horas.
Na minha forma de pensar deveria ser tão necessário quanto as campanhas do papanicolau ou da mamografia, estimular as pessoas desta necessidade no cuidado com a saúde.
Órgão que funciona de filtro no organismo, tem a função de controlar a pressão arterial, saúde óssea e ainda dá origem aos glóbulos vermelhos.
No entanto deveria ser vista como um problema de saúde pública.
Apesar da doença ter um simples diagnóstico é preciso ter acesso a atendimento especializado para preparar o paciente para as terapias, cirurgias se necessário ou orientação para um tratamento mais eficaz quando no ínicio da descoberta das crises renais.
A especialidade que pode identificar e dar o tratamento correto é o nefrologista.

Se você é fumante preste atenção: o fumo acelera a aterosclerose e contribui para o entupimento dos vasos renais. 
As estatísticas não são nada boas, pois o tempo na fila de espera para um transplante pode chegar até 5 anos, e isso é um desgaste emocional para o paciente muito sério.

Cuidados preventivos simples 
Para evitar a disfunção renal você precisar controlar sua pressão arterial, ou seja, se já constatado ser hipertenso siga certinho os cuidados para mante-la no parâmetro ideal; cuide de sua diabete e senão for diabético certifique-se na sua próxima consulta de quanto é o seu  ideal, de que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL.  A partir de 100mg/dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia.
Se fumante já sabe, já comentei muitas vezes aqui os danos.

Beba água sempre, o dia todo se possível.

A finalidade é combater o uso abusivo e não controlado de drogas tóxicas para os rins a exemplo dos anti-inflamatórios.

Marque uma consulta com o especialista em nefrologia, previna-se é o melhor.

CAMPANHA LEGAL 

O SERVIÇO DE NEFROLOGIA DO HOSPITAL DAS CLINICAS, DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP,estará distribuindo material educativo e haverá  exibição de vídeo para fortalecimento da ação.
Uma campanha de conscientização para a prevenção e combate da doença renal crônica.
O endereço é o seguinte: Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155 - próximo à estação Clinicas do Metrô.

Será um prazer conhece-lo (a), é um evento que participarei, então divulgue, pois sempre estamos aprendendo uns com os outros.

Nicinha

12 comentários:

  1. NICINHA,

    um belíssimo serviço de utilidade pública esta sua postagem e muito mais elogiável ainda, é seu desempenho profissional na área da saúde.

    Já tive um cálculo renal e quem o teve sabe a dor insuportável que isto representa e, desde então, passei a ser muito cuidadoso com este nosso filtro sanguíneo excepcional que são os nossos preciosos rins.

    Agora, ter que esperar cinco anos por um transplante renal, demostra muito bem como o brasileiro e tratado como gado, pelas autoridades governamentais.

    Imperdoável.

    Ainda bem que profissionais como você e outros, amenizam e humanizam estes descalabros.

    Um abração carioca Nicinha e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo elogio e estendo convite para participar comigo nos trabalhos voluntários no Hospital das Clinicas e no Hosp. HCor entre outros; são dessas açoes que edificamos nossa vida a cada dia e continuar acreditando que todos merecem uma oportunidade.
      Abraço fraterno.

      Excluir
  2. Ótima dica flor,melhor prevenir que remediar!!!
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uma postagem muito importante .
    Eu imaginava o rim um orgão um pouco maior
    dai vem muito entendimento para uma pessoa como minha filha
    por conta de um erro médico perdeu um rim,
    Como é importante cada orgão
    Deus fez tudo com perfeição divina cabe a nós zelar por tudo para manter uma boa saúde.
    Um feliz final de semana beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erros medicos acontecem infelizmente por que os pacientes infelizmente acabam confiando demais, e na hora da dor não é possivel se saber qual o caminho a seguir, onde no certo qdo na necessidade de uma cirurgia deste porte, deveriam buscar uma segunda opinião, refazer exames...é uma afinidades de situações que cada caso deve ser estudado por uma equipe e avaliado e constato também a falha exigir punição deste profissional para evitar erros futuros com outros pacientes...
      Sinto muito por sua filha.
      Forte abraço bem apertadinho....

      Excluir
  4. Meus cumprimentos sinceros Nicinha,seu blog e fascinante no quesito nos deixar bem informados de alguma coisa que nos faca bem a nosso bem-estar!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu poeta, agradeço o carinho constante, beijinho

      Excluir
  5. Bela postagem, inteligente e sempre atual, sou um adimirador das coisas boas que circulam nos blogs e o seu é sempre um mimo, sou um visitante de Nefrologista por repetidos calculos renais e sei o quanto é necessário acompanhar estes casos, pra vc amiga vai do Castanha amáveis bjos, bjos e bjosssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceitos todos os bjs porque sei que vem com carinho e respeito, e pela pessoa que sou dentro e fora da internet, sei que vc é sincero e um sério observador e criterioso no que coloca sua assinatura eletronica.
      Abraço fraterno, querido Castanheira

      Excluir
  6. Oi Nicinha! Postagem super interessante!
    Vim retribuir seu carinho no sonhos e dizer que estou feliz em poder tocar no seu lado menina...tem mais uma Graciosa pra você ver!
    Bjs carinhosos,
    Josi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!logo mais vou busca-la, agradeço pelo carinho, beijinho

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.