15 de fev de 2013

Para se sentir mais feliz, fale sobre experiências, não sobre coisas


Sensações e emoções
 Para extrair os maiores benefícios dos seus papos com amigos e colegas, fale sobre experiências, e não sobre coisas.
Por que?
Porque contar histórias faz com que você usufrua a experiência relatada ainda mais, reforçando seu bem-estar e a satisfação com sua viagem, por exemplo.
Segundo Amit Kumar e Thomas Gilovich, da Universidade Cornell (EUA), falar sobre as experiências pessoais, em vez de falar sobre suas últimas aquisições materiais, aumenta a felicidade.
Isso porque falar de uma experiência facilita reviver os momentos agradáveis e até incentiva o "embelezamento" da experiência real - quanto mais você conta sobre como subiu uma montanha, por menor que ela seja, mais belo e mais significativo o evento se torna para você próprio.
Dura para sempre
Os pesquisadores reconhecem que o efeito não parece ser óbvio, já que férias e finais de semana duram pouco, enquanto roupas, carros e aparelhos eletrônicos duram muito mais.
"Mas psicologicamente é o inverso. As experiências vivem em nossas memórias e nas histórias que contamos, enquanto nossos bens materiais 'desaparecem' conforme os usamos," afirmou Kumar.
"Nós também descobrimos que não falar sobre as experiências diminui o prazer que elas trazem - mas isso não é verdadeiro para os bens materiais," disse Kumar.
O estudo é um seguimento de um trabalho anterior, feito pela mesma equipe, quando eles demonstraram que gastar dinheiro em "experiências", como férias ou festas, faz as pessoas mais felizes do que se elas comprarem bens materiais.
Usos práticos
Segundo Kumar, os resultados têm várias aplicações práticas.
Por exemplo, casas de cuidados para idosos podem criar situações para que cada um tenha a oportunidade de falar a respeito de suas boas lembranças, ou mesmo sobre como foi a última visita que receberam de um parente.
E os vendedores poderão reforçar seus apelos sobre o que seus clientes poderiam sentir se comprarem seus produtos, em vez de benefícios materiais imediatos.
Da mesma forma, organizações beneficentes poderão recrutar e reter mais voluntários ao destacar os elementos vivenciais de suas atividades, e dando aos voluntários a oportunidade de falar sobre suas experiências.
Fonte:Redação do Diário da Saúde

10 comentários:

  1. Las vivencias y las experiencias nos hacen sentir plenamente la conformidad con nosotros mismos.
    Preciosos Post.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o seu fim de semana seja harmonioso, agradeço pela visita, bjs

      Excluir
  2. Realmente é algo muito notável!
    Pena que a maioria das pessoas ainda prefere falar sobre os ganhos materiais..

    Excelente Post


    Abraço Fraterno :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim minha querida, as coisas materiais e as visiveis aos olhos atraem de uma forma infelizmente mortal, o prazer de ter ou ser acaba por faltar o bom senso e essas almas padecem com o passar do tempo, pois só se dão conta de sua escravidão quando já perderam as "coisas" que possivelmente estiveram o tempo todo ao seu lado e que realmente faziam do seu dia-a-dia mais feliz.
      Beijinho no seu coração

      Excluir
  3. Olá! Começando principalmente pelo título do post, posso dizer que adorei o seu blog!
    Estou começando o meu agora, e, pretendo, ás vezes, me inspirar em assuntos tratados em outros blogs para fazer os meus posts, mas claro, darei os devidos créditos! Posso usar o seu texto como base para um post meu?

    Venha me visitar: http://superssexy.blogspot.com.br/

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Ana, pode sim levar contigo as postagens que quiser, o blog está aberto para todos da internet, que todos que passam por aqui possam colher e ter um bom uso, acredito na proximidade das pessoas, que podem ser injustas por simplesmente não me conhecerem e algumas vezes me criticarem, por serem egoístas com elas mesmas não se permitindo abrir um pouco mais a cortina de seus olhos para a realidade da vida, mas sou confiante que tudo vai dar certo, basta sermos pacientes; sendo assim quando fizer postagens use sempre de palavras temperadas com respeito e muita ponderação, nada de ofensas ou criticas destrutivas, pois isso cada vez que escrever coisas do tipo você atrai somente pessoas ruins para perto e deixando assim sua mente apenas a fluir coisas sem conteúdo.... Desejo sucesso para o seu blog e vou lá sim atender ao seu convite, beijinho

      Excluir
  4. Olá, agradeço sua presença lá no Espalhando e Amigos e deixando seu comentário, nos sempre publicamos aos sábados.
    Ainda nesse mundão de meu Deus muita gente só pensam "naquilo" dinheiro e bens materiais esquecendo que a essência da vida é a amizade companheirismo e o compartilhamento.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci, seja bem vinda não tem o que agradecer, eu que peço desculpas pela demora em te visitar; e já que passei por lá e fui tão bem recepcionada eu que agradeço pelas palavras...
      Você tem razão, as pessoas pensam apenas no dia de hoje e no hoje material, ter uma reserva em dinheiro é muito raro, gastam tudo e na maioria das vezes em coisas sem retorno; mas oremos e aguardemos por dias melhores, super abraço.

      Excluir
  5. PERSEVERÂNÇA,

    até porque nossas experiências são nossos tesouros acumuladas e a cada dia mais diversificada e que exigem respostas, sempre muito mais criativas.

    Vive-se no entanto, por algumas vezes de forma enganosa, pois nossas respostas a certas exigências de determinados momentos ficam sendo sempre a mesma, e isso não dá nem traz desenvolvimento pessoal, a ninguém.

    Tem gente que vive cem anos com as mesmas respostas a tudo que se lhes apresenta então, é como se não soubessem tratar a realidade de outra forma que não seja sempre e aquela mesma.

    Tirando esse equívoco, é logico que nada matéria supera a monumentalidade das nossas mais expressivas vivências.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado Paulo, é uma triste realidade entre as pessoas, mas é os tempos modernos que infelizmente fizeram as pessoas perderem a essencia do que é ser feliz realmente; abraço fraterno.

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.