24 de fev de 2013

O rei borboleta e o desenhista.- Tudo no devido tempo.


A historinha é oriental e saborosa:
Um rei desejou pregar na parede de sua alcova real o desenho de uma borboleta. Isso porque ele, já na idade madura, selecionava seus amores. E definitivamente borboletas estavam entre suas predileções.
Então ordenou que encontrassem o mais hábil desenhista do país. Seus conselheiros e puxa-sacos foram à cata e, depois de cuidadosa procura, apresentaram um velho homem ao monarca. "Majestade, este súdito é o maior desenhista de borboletas do mundo."
O rei descreveu como era a borboleta do seu desejo. Combinou que pagaria duas moedas de ouro pelo serviço. O desenhista - um profissional pobre, apesar de talentoso - disse que voltaria ao palácio tão logo terminasse a borboleta.
Passou um mês, dois, três. Impaciente, o mandatário ordenou que chamassem o borboleteiro. O desenhista se desculpou: "Majestade, ainda estou trabalhando no desenho. Trata-se de uma borboleta belíssima e delicada. Preciso de mais tempo."
Dois anos mais tarde, quando sua majestade havia se esquecido da encomenda, o velho desenhista repicou o enorme sino da recepção do palácio. Apresentou seu RG em papiro e pediu para ver o monarca.
No princípio, o rei ficou surpreso: "Ora, ora. Aí está o desenhista-tartaruga. Precisou de dois anos para garatujar um inseto? Cadê o resultado?" O desenhista fez uma mesura e mostrou uma folha em branco.
Daí o monarca explodiu em cólera. "Vou mandá-lo para a masmorra. Você vai apodrecer lá até morrer. Guardas!" Neste momento, com a placidez que só os sábios detêm, o velho artista desenhou ali mesmo a mais bela borboleta que o mundo já viu.
Na sequência pediu licença e explicou: "Nesses dois anos e três meses trabalhei com afinco dentro da minha mente. Desenhei na imaginação todos os detalhes da borboleta. Me preparei para executá-la com extrema rapidez e lenta arte diante dos olhos de vossa majestade."
O desenho ficou tão gracioso que o Rei substitui a masmorra por um banquete. Para pasmo geral deu até um abraço no velho desenhista. E decidiu agraciá-lo com o título de Dom Tartaruga Com Asas.

Texto é da querida Fernanda Pompeu, cronista nas horas vagas e de trabalho. Melhor dito, uma webcronista; No blog Mente Aberta, do espaço "Inspire-se", ela procura incentivar os leitores a pensarem e agirem fora das caixinhas.
Isso porque inspiração, criatividade, insights e respeito às diferenças precisam de oxigênio para prosperarem.

Nicinha

14 comentários:

  1. Maravilhosa Fernanda! Adorei ler e vou lá ver! beijos às duas, linda semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sua semana também seja em harmonia, beijinho

      Excluir
  2. Uau! Adorei o texto!!
    E muito obrigada pela visita ao Super Sexy, e mais ainda pelas preciosas dicas que deixou..
    Um grande abraço!!

    http://superssexy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gentileza gera gentileza, do que ia adiantar ter o conhecimento e não compartilhar com você? se eu tive o privilégio de alguém doar para mim, então divido com você e com muito prazer.
      Beijinho

      Excluir
  3. OI NICINHA!
    GOSTEI MUITO DE TE RECEBER LÁ NO "SÓ PRA DIZER".
    ESTA HISTÓRIA É BELÍSSIMA E NOS FAZ REFLETIR SOBRE O FATO DE QUE A PRESSA NEM SEMPRE É O MELHOR CAMINHO, ANTES DE SE LEVAR Á CABO ALGUMA COISA DEVE-SE SEMPRE AMADURECÊ-LA PRIMEIRO EM NOSSO INTERIOR...
    ABRÇS E VOLTE SEMPRE.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia disse tudo amiga, amadurecer o assunto ou a situação, procurar entender e aguardar o momento certo, tanto para calar como para pronunciar algo...
      Beijinho

      Excluir
  4. Uauau lindo, um mimo, adorei cada detalhe e viajei na beleza do conjunto da obra, vc esteve iluminada na opção pra vc bjos, bjos e bjosssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia!
    Existem textos que realmente são divinos e que trazem lições de vida.Gostei muito deste texto,vou copiar e trabalhar com meus alunos.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, pode copiar e levar sim para os seus pequeninos, alias este e outros que você queira, beijinho

      Excluir
  6. Belo texto escolheste magnificamente do Oriente!
    Beijos

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.