26 de fev de 2013

Harmonia e responsabilidade que envolve uma mulher. Feliz terça-feira


Ao segurar nos braços pela primeira vez um filho recém-nascido, uma mulher (mãe) pode sentir alegria e ao mesmo tempo uma emoção  conflitante...
Daquele momento em diante sua vida não é mais exclusiva, terá que compartilhar responsabilidade, atenção especial para esse pequenino que está em seus braços.

O desafio 
Todo mundo parece ter conselhos para criar os filhos. No passado, uma mãe inexperiente deixava-se guiar pelo exemplo de sua própria mãe e avó, e muitas vezes pelas convicções religiosas.
Mas em vários paises a união familiar está se deteriorando e a religião ter perdido sua influência.
Então muitas mães tem recorrido aos profissionais especializados na criação de filhos em busca de orientação.

Um lar amoroso 
As crianças precisam de amor e, sem ele, "murcham", para um ser humano desenvolver um bom caráter, o nutriente de que ele precisa é o amor .
Posso dizer que o bem-estar de uma pessoa é ela se sentir que é amada, em especial nos primeiros anos de vida, idade de entendimento 3 aos 15 anos principalmente.

O desafio 
Viver neste mundo egoísta e sem amor gera tensões nos laços familiares.
Alguns casais que não planejaram uma gravides, alegam nos consultórios que os custos financeiros e emocionais de criar filhos aumentam os problemas maritais.
A diferença  de opinião e atitude quando na educação do filho, causam discusão e um possível rompimento no casamento.

Solução
É necessário planejar momentos familiares para que todos fiquem juntos. O casal também precisa reservar tempo para ficarem a sós.
Por exemplo, quando as crianças forem durmir ou estiverem em alguma atividade fora de casa, aproveite esse momento para ficar com seu cônjuge, não deixe que a internet ou a tv ocupe espaço que seria do casal.
Mantenha sempre o romance sempre expressando ao cônjuge que gostou da última ideia de lazer ou mesmo sobre algo na disciplina com o filho, da manutenção da casa ou das contas...
Não importa de você é casada ou cria sozinha seus filhos, o importânte é ter planejamento e sempre tudo regado de muito amor, desenvolver diariamente esse sentimento uns pelos outros no lar aproxima mais Deus de todos.

Exerça sua autoridade 
Por que fazer isso? os filhos quando criados em ambiente amoroso mas que exercem autoridade, ou seja, que apoiam os filhos, mas estabelecem limites claros,destacam-se nos estudos, relacionam-se melhor com outras pessoas, são confiantes e em geral, mais felizes do que filhos cujos pais são ou muito tolerantes ou excessivamente severos.
Se você não doutrinar seus filhos desde pequeninos, ao entrarem na adolecencia eles o farão por conta própria, e podem sofrem na fase adulta.

"Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho"
Provérbios -cap. 29:17

Estabeleça regras e faça com que sejam cumpridas prontamente 
Então se seu ambiente familiar é tranquilo, fica mais fácil  estabelecer regras e elas sejam cumpridas; o fato é que as crianças se saem melhor quando as regras são bem definidas e as consequencias coerentes.
Sem essa estrutura as crianças crescem pensando somente nelas e naquilo que querem realizar prazerosamente, tornando-se egoístas e infelizes.

"Deixai simplesmente que seu Sim signifique Sim, e o vosso Não, Não."
Mateus 5:37 

Você tem  um grande exemplo a imitar, Deus estabeleceu para seu povo no antigo Israel de como deveriam viver, e também deu exemplos das consequencias se houvesse desobediencia.
Faça uma lista de regras de forma alegre com a participação das crianças, elas também devem opinar e dar dicas. Seguir rotinas e elas de maneira alegre terãoboas lembranças significativas de como viver bem. 
Minha dica pessoal é que aplique os conselhos biblicos de que tudo ocorra decentemente e por arranjo, cada um tem uma personalidade, e respeitar as limitações de cada um deve partir de você.

Que você tenha uma terça feira alegre com seus filhos (as)

Nicinha

Imagem belissima da nossa postagem é uma pintura de 1869 - Pintura em óleo de William-Adolphe Bouguereau.



18 comentários:

  1. Bom dia, Nicinha. Texto muito bom, parece que eu regressei há quinze anos atrás.
    Filho é uma bênção, mas nem sempre sabemos como fazer em determinadas questões, a internet é uma delas;principalmente se o seu filho não tem amigos perto dele, que moram longe.
    É complicado ver indo para a escola e a natação e privá-lo da net.
    Eu disse que faria isso esse ano, a fim de ele estudar mais.
    Todo o texto é ótimo.
    O amor e o carinho são fundamentais.
    Eu amo o meu filho infinitamente, vez em quando não tenho paciência quando já falei mais de uma vez.
    Parabéns e beijos na alma.
    Que você tenha uma terça-feira de paz com os seus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário bonito Patricia, parabéns! não deixe que os afazeres da casa, o seu trabalho entre outras coisinhas do dia a dia, afaste momentos harmoniosos com seu filho; convide sempre ele para participar em tudo que você vai realizar, faça ele ter confiança nas suas ações, não deixe ele se tornar adulto para ser amiga dele.
      Beijinhos obrigada por visitar o Perseverança.

      Excluir
  2. Nós do Blog-Site BÍBLIA TUDO+, visualizando alguns blogs, encontramos o seu, e lendo seus artigos chegamos a uma satisfação, ótimos conteúdos, gostaríamos de parabeniza-lo é um blog fantástico, e pedir que continue com este foco.. Se desejar fazer parte de nossos amigos virtuais esteja à vontade, decerto que iremos retribuir seguindo também o seu blog. ai esta nosso endereço: biblia-tudomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela visita e pelo comentário, e a satisfação é toda do Perseverança, quando colocamos aqui algum texto é sempre baseado no que vivemos na realidade em nossa casa e porque não compartilhar no que nos faz bem; iremos sim visita-los.
      Abraço fraterno

      Excluir
  3. Excelente texto muito pais deveriam ler pois esqueceram que dizer não é educar e que o amor supera qualquer dor, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua visita e por ser clara no comentário, muitas vezes o receio de magoar acaba deixando prevalecer o que realmente deve ser e acontecer, beijinho.

      Excluir
  4. Que os cuidadores nunca se esquecam de sua responsabilidade sobre os que sao cuidados! temos mais responsabilidade do q imaginamos!
    http://opinandoemtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A responsabilidade de se ter um filho ou adotar não muda, todos da familia estão envolvidos.
      Beijinho

      Excluir
  5. Filhos são sempre um dilema para nós , eu sempre acho que por mais que eu faça nunca esta bom , mas fazer o que ele vão crescendo e tomando vida própria ,até mais amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que achar que esta fazendo muito e esse muito não ser o necessário que é o problema, quando falamos de amor neste caso, estou falando de educar e uma liberdade vigiada, o amor disciplina e promove um ser melhor, será muito dificil ele ser corrompido pelo atual sistema de coisas.
      Beijinho

      Excluir
  6. Uma bela postagem, como sempre inteligente e com alta sensibilidade, por isso é tão bom passear por aqui, vc sempre tem belas pérolas para suas visitas, pra vc vai do Tio Castanha bjos, bjos e bjossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostamos de fazer postagens do que também nos agrada, compartilhar, beijinho

      Excluir
  7. Não lembro o nome do filme, mas nunca esqueci a frase que ouvi nele..."seja bom, mas seja duro...seja duro, mas seja bom." Acho que isso retrata como deveriamos agir sempre com filhos, ter a bondade na hora certa, mas mostrar firmeza quando necessário...amar com a responsabilidade de orientar.

    Obrigado por suas palavras tão sábias, Nicinha.

    Ghost e Bindi

    ResponderExcluir
  8. Meus filhos são minha vida,mais muitas vezes eu paro e pergunto.
    Sera que eu tudo na vida deles?
    Maia, ser mãe é sublime demais para estar me
    preocupando para entender as coisas da vida.
    Linda postagem.Deus lhe abençoe uma linda noite beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Evanir, suas palavras são um conselho a seguir e com certeza somente a ganhar no final, agradeço pelo carinho constante em nossa familia, beijinho no coração

      Excluir
  9. OI NICINHA!
    REALMENTE A ILUSTRAÇÃO É LINDA E O TEXTO MUITO IMPORTANTE EM SEU CONTEXTO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo de você, eu tenho que agradecer, afinal devemos aprender com quem sabe e não com quem apenas imita, beijinho

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.