31 de jan de 2013

Sono e gratidão podem mudar o dia seguinte.


Sono e gratidão
Todos nós sabemos que uma boa noite de sono é ótimo para a nossa saúde e bem-estar geral.
Mas uma série de novos estudos descobriu um benefício surpreendente de um sono bom: mais sentimentos de gratidão nos relacionamentos interpessoais.
"Pesquisas anteriores mostraram que a gratidão promove um bom sono, mas nosso estudo olha a conexão na direção inversa e, pelo que sabemos, é o primeiro a mostrar que experiências diárias de sono de má qualidade estão negativamente associadas com a gratidão para com os outros - uma emoção importante que ajuda a formar e estreitar os laços sociais," disse Amie Gordon, da Universidade de Califórnia em Berkeley.
Dormir para se sentir agradecido
Um grande número de estudos tem documentado que as pessoas que sentem gratidão - sentem-se agradecidas pelo que os outros fazem ou pela companhia - são mais felizes e saudáveis.
Em três novos estudos, a Dra. Amie e sua colega Serena Chen, também da Universidade da Califórnia, analisaram em detalhes como um sono ruim afeta os sentimentos de gratidão.
No primeiro estudo, pessoas que tiveram uma noite de sono ruim mostraram menor gratidão depois de enumerar cinco coisas que valorizaram em sua vida.
No segundo estudo, foram comparados a qualidade do sono e os sentimentos de gratidão de voluntários durante duas semanas. Os resultados mostraram não apenas um declínio na gratidão nos dias de sono ruim, como também os participantes relataram sentir mais egoísmo naqueles dias.
O estudo final avaliou casais, e mostrou que as pessoas tendem a se sentir menos gratas com relação aos seus parceiros depois de dormirem mal.
"Em pleno acordo com esta constatação, as pessoas relataram sentir-se menos valorizadas por seus parceiros quando algum deles dorme mal, o que sugere que a falta de gratidão é transmitida para o parceiro," diz Amie.
Psicologia social
Os psicólogos sociais estão cada vez mais reconhecendo que comportamentos "pró-sociais" - incluindo agradecer e oferecer coisas aos outros - são essenciais para o nosso bem-estar psicológico.
Mesmo a forma como escolhemos gastar o nosso dinheiro em compras afeta nossa saúde e felicidade.
E as crianças desenvolvem maneiras específicas para ajudar os outros desde idades muito jovens.
A Dra. Amie Gordon e outros pesquisadores apresentaram algumas das últimas descobertas na área na reunião anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade (SPSP), que está ocorrendo em Nova Orleans (EUA).

Fonte: Diário da Saúde

PONTO DE VISTA: A gratidão em todo o momento, até mesmo por aquele pedido em oração e que não foi atendido, na verdade deve-se pensar que o que vale é o que realmente nos fará bem e não o que queremos.


4 comentários:

  1. Interessante essa combinação de sono e gratidão. Ambas fazem bem!!beijos praianos ainda,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gratidão é a conclusão de sonhos no dia de amanhã.
      Bjs

      Excluir
  2. Hoje esta cada vez mais difícil dormirmos bem com a vida caótica que levamos!
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso ser importante de sermos gratos ao Criador por tudo o que temos, dor e alegria, refletir e podar da vida aquilo que é imprestável.
      Bjs

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.