28 de dez de 2012

Palavras têm sentimentos.


Emoção e tempo
Será que a emoção expressa em nossa voz tem um efeito duradouro sobre quem nos ouve?
Segundo Annett Schirmer, da Universidade Nacional de Cingapura, a emoção nos ajuda a reconhecer as palavras com maior rapidez e mais precisão.
A longo prazo, no entanto, nós não nos lembramos dos discursos emocionalmente carregados de forma tão exata quanto de um discurso emocionalmente neutro.
Valor emocional das palavras
Quando nos lembramos das palavras, elas adquirem um valor emocional.
Por exemplo, as palavras ditas em voz triste são lembradas como mais negativas do que as palavras ditas em voz neutra.
Na raiva, tristeza, alegria ou medo, o discurso assume uma urgência que não está presente em sua expressão com um temperamento mais brando.
As palavras se tornam mais fortes ou mais suaves, mais apressadas ou mais lentas, mais melódicas, irregulares ou mais monótonas.
E este discurso emocionado imediatamente capta a atenção de um ouvinte.
O que Schirmer e seus colegas queriam saber é se a emoção tem um efeito duradouro sobre a memória, se ajudaria a lembrar melhor ou não desses discursos no longo prazo.
Emoção feminina
Os participantes dos experimentos reconheceram melhor as palavras quando as tinham ouvido em tom neutro, em comparação com o tom triste. Além disso, as palavras foram mais lembradas como mais negativas quando foram ouvidas previamente em voz triste.
Os pesquisadores também observaram diferenças de gênero na compreensão do discurso.
Eles descobriram que as mulheres são mais sensíveis aos elementos emocionais do que os homens, e são mais propensas do que os homens a recordar a emoção carregada na voz.
Exames dos níveis do hormônio estrogênio, realizados entre os participantes, mostraram forte correlação com essas diferenças entre gêneros.
"Vozes emocionais geram mudanças na memória de longo prazo, bem como captam a atenção do ouvinte. Elas influenciam a forma como as palavras são posteriormente reconhecidas e quais emoções são atribuídas a eles. Assim, as vozes, tal como outros sinais emocionais, afeta os ouvintes além do presente imediato," disse Schirmer.
O estudo foi publicado na revista Cognitive, Affective & Behavioral Neuroscience.

8 comentários:

  1. Nicinha...

    ´vero! eu mesma ando lutando aqui com alguns sons
    de palavras dentro de mim...se tivesse delete!!!!

    mas só o tempo...

    beijo

    ResponderExcluir
  2. "O tempo cura, o tempo nos ensina, o tempo nos mostra que vale a pena tentar, o tempo passa as lembranças ficam, mas ficam apenas as que nós permitimos que fiquem, o tempo nos permite decidir o que queremos ser e o que não devemos ter na vida.- Eunice Fernandes"
    Seja bem vida minha linda!!!você tem razão, mas não desista de você a vida é um eterno aprendizado.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA NICINHA,
    É COM MUITA HONRA E SEMPRE COM O CORAÇÃO REPLETO DE ALEGRIA QUE RECEBO SUAS VISITAS AO NOSSO BLOG. CREIA, SUAS PALAVRAS E CITAÇÕES TRANSMITEM UM PODEROSO FLUXO DE ENERGIA QUE ALAVANCA E FORTIFICA NOSSA ATUAÇÃO. QUE DEUS CUBRA DE BENÇÃOS VOCÊ E SUA FAMÍLIA NESSES DIAS DE FESTA E NO ANO NOVO QUE SE AVIZINHA. TENHA A CERTEZA QUE EU, VOCÊ E TODOS OS SEGUIDORES DO BLOG DO LEONAM TENTAM FAZER ESSE MUNDO UM POUQUINHO MELHOR! UM FORTE ABRAÇO.LEONAM.

    ResponderExcluir
  4. Querido Leonam, tenho me esforçado para colocar em prática tudo o que está no meu perfil e um pouco mais, incluo minhas tarefas no trabalho, com a familia e minha vida pessoal, claro porque não dizer especialmente na vida espiritual; permanecer naquilo que aprendo, no exemplo de bons irmãos, no esforço daqueles que a cada dia fazem a diferença nas suas ações; de nada valeria se o privilégio que me é dado eu não usufruir de maneira correta e não a minha maneira e sim de nosso Pai Celestial, agradeço pelo carinho e respeito de sempre, estendo esse afeto para os seus familiares e conhecidos...
    Abraço fraternal para todos.

    ResponderExcluir
  5. Oie..
    Boa noite!!
    Quero lhe convidar para você participar do meu blog...
    http://pedacodeumalma.blogspot.com.br/
    É tudo novo lá.
    Pode ser?
    Bjs e flores
    Fica com Deus.
    Feliz 2013.
    Que essa passagem venha acompanhado de muito amor,
    Paz e harmonia entre os familiares e amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassia querida, eu agradeço o seu comentário sempre com carinho e respeito fazendo aparência com o que realmente você demonstra ser na realidade, continue assim, sendo o que é por dentro e por fora, na presença e na ausência das pessoas.
      Beijinho no seu coração.

      Excluir
  6. Escrever com sentimento pleno em nossas almas e corações,só nos fará amarmos mais tudo ao nosso redor
    Andre Luiz
    Avracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vivermos diariamente com sentimentos de que "tudo pode dar certo", logicamente tudo que fizermos será sempre edificante para quem está ao nosso redor.
      Você citou algo importante "corações" é a nossa parte mais intima e pessoal, ali podemos armazenar bondade e ódio, prevalece o que temos em nossa essência, logo o sentimento será uma demonstração do que somos.Abraços

      Excluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.