22 de out de 2012

Que tal um macarrão de linhaça?

Macarrão de linhaça
 Um novo tipo de macarrão, enriquecido com farinha da semente de linhaça, foi desenvolvido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo).
O produto utiliza os resíduos da extração do óleo de linhaça, um cereal rico em ômega 3ômega 6, fibras e fitormônios, todas substâncias benéficas à saúde humana.
A preparação da massa é igual à do macarrão convencional, para facilitar sua adoção pelas indústrias.
O sabor também é semelhante ao original.
Benefícios da linhaça
O aproveitamento mais comum da linhaça é na forma de óleo, que é comestível.
"O óleo é extraído a frio das sementes, por meio de prensagem", afirma a física Márcia Lage de Oliveira, autora da pesquisa. "No experimento, o resíduo foi transformado em farinha e adicionado aos ingredientes do macarrão".
Márcia explica que a prensagem não extrai todo o óleo das sementes de linhaça. Parte dele ainda permanece nos resíduos mantendo suas propriedades funcionais. "A linhaça também possui fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no trato gastrointestinal e fitormônios, importante para as mulheres na menopausa", descreve a pesquisadora.
Para obter a farinha, os resíduos das sementes foram triturados e submetidos a tratamento.
O macarrão foi preparado com uma receita básica, apenas adicionando a farinha de linhaça aos ovos e a farinha de trigo.
"A linhaça foi adicionada em várias concentrações, compondo entre 10% e 40% da massa", conta a física. "O aspecto visual é semelhante ao do macarrão integral, apresentando uma cor caramelo, que fica mais intensa conforme aumenta a quantidade de linhaça. No entanto, o sabor é muito semelhante ao do macarrão convencional."
Saciedade
Segundo a pesquisadora, o macarrão irá passar por testes de dureza, firmeza e textura para certificar a sua qualidade. Também será testada a aceitabilidade junto aos consumidores.
"Nas primeiras avaliações, a textura apresentou resultados muito bons", diz. "Além do sabor ser similar ao do macarrão comum, a sensação de saciedade é maior, ou seja, quem come o macarrão com linhaça fica mais satisfeito".
A física planeja disponibilizar a tecnologia e a técnica de produção do macarrão para a indústria, de modo que o produto possa ser aproveitado na merenda escolar. "A linhaça é um alimento muito rico, no entanto, ainda é pouco aproveitado", conclui.
Fontes: Diário da Saúde e com informações da Agência USP /

Perseverança
Imagem: Prof. Marcia Lage, que deixamos aqui um beijinho de muito carinho pelo trabalho que realiza.

Um comentário:

  1. Ao chegar ao seu blog fiquei encantado por aquilo que encontrei aqui, demorei um pouco ver e ler algumas coisas, e posso dizer que seu blog está feito com bom gosto, dou-lhe os parabéns, espero vir aqui mais vezes, desejo que continue com boa imaginação, dando-nos sempre boas mensagens. Tenho um blog , O Peregrino e Servo, é um blog evangélico, mas também tem poesia culinária e mais algumas coisas. Se desejar visitar meu blog ficarei radiante.
    Deixo as minhas saúdações , e a paz de Deus para sua vida.
    Ps. Se seguir eu queria deixar um conselho, só sigo os blogs que consigo encontrar. Por isso se deseja que eu siga seu blog, é melhor deixar forma de encontrar o seu blog.
    António.

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.