2 de ago de 2012

Refletindo para dias melhores. - Por que fazer elogios?

Por que fazer elogios?
Por que ofender alguém?
Por que esperar algo de alguém?
Muitas pessoas acham que ninguém repara em seus esforços.
Muitas pessoas casadas  não se sentem valorizadas por seu cônjuge.
E alguns filhos acham impossível corresponder às experiências dos pais.
Sem dúvida, esses sentimentos poderiam ser amenizados se todos estivessem dispostos a fazer elogios de vez em quando.
Deus não busca falhas em nós, busca um coração sincero e afetuoso; se interessa tanto em nós que vê e valoriza nossas qualidades e boas ações.
No trabalho também pode ser outra prova de fogo, muitos colegas na concorrência de manter o emprego podem fazer com que você se sinta excluído algumas vezes.
É como um minerador que busca pedras preciosas; e quando ele as encontra fica intensamente feliz, e quando encontra uma pedra bruta ele logo começa a polir, dar brilho e intensificar mais ainda o seu valor.
Semelhante somos nós e devemos ver os outros também assim; possivelmente alguém de sua convivência seja essa pedra bruta, necessitando ser polida, necessitando ser ouvida e incentivada a mostrar a luz que há dentro dela.
Você já deve ter ouvido ou ler que nos dias de hoje, é muito raro ouvirmos elogios sinceros. Isso não é de surpreender porque a Bíblia predisse: " Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos...ingratos e desleais."

Você com certeza já recebeu elogios e muitos deles com certeza eram sinceros, não importam se eram escritos, ou com presentes ou simplesmente brindaram com uma taça de vinho, tão somente pelo seu esforço, e isso foi tão emocionante não foi?
Sim claro que foi, e isso foi motivo de hoje você ir adiante mas de uma maneira correta, fazendo por outros o que fizeram por você.
Elogiar boas ações é imitar o meste maior Jesus, lá naquela época várias pessoas colocaram suas ofertas no templo em Jerusalém, ele viu muitos ricos colocando dinheiro nos cofres. Daí notou uma viúva pobre colocar "duas pequenas moedas de muito pouco valor".
Outros haviam dado mais dinheiro do que ela. Mesmo assim Jesus a elogiou publicamente por sua generosidade com palavras: "Eu vos digo verazmente, esta viúva, embora pobre,lançou neles mais do que todos eles. Porque todos lançavam neles dádivas do que lhes sobravam, mas esta mulher, de sua carência, lançou neles o seu meio de vida."

Sendo assim não devemos negar o bem àqueles a quem é devido, quando estiver no poder de nossas mãos faze-lo, lá em Prov. 3:27

Devemos e podemos se quisermos considerar outros, esse tipo de atitude também vai nos beneficiando, acredita? pode crer que sim; o poder das palavras tanto pode destruir como pode salvar.
Elogiar o seu semelhante, seu conhecido, seu porteiro, seu colega de trabalho, um cliente e aquele familiar pelo pequeno ato que ele realize, não menospreze, isso poderia ser com você.

Os nossos elogios incentivados de palavras brandas poderemos causar grande energia e deixar fortalecido o outro.
Isso o motivará a continuar fazendo o melhor, e você se sentirá bem melhor, acredite.

"Consideremo-nos uns aos outros para estimularmos ao Amor e a Obras Excelentes." Hebreus 10:24

Nas imagens: Eu e minha amiguinha Joana, sempre estamos nos elogiando, rss ela com os meus batons e eu retribuo dizendo que os vestidinhos dela são muito bonitos, assim ficamos tão amigas que ela passa as reuniões inteiras comigo, dou respeito e incentivo no que ela pode ser de melhor com outros irmãos.





9 comentários:

  1. Menina...o mundo está carente de mais pessoas iguais a você.Admiro a sua pureza e capacidade de superar os obstáculos impostos pelos outros, superando a si mesma. Deus te abençoe e te preserve sempre assim. Meu abraço afetuoso.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo carinho e muito mais pela confiança, pois sem a confiança no próximo podemos nos considerar sozinhos e desamparados.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. CONVITE

    Passei por aqui, para lê o seu blogue.



    Admirável. Harmonioso. Eu também estou montando um. Não tem as Cores e as Nuances do Vosso. Mas, confesso que é uma página, assim, meia que eclética. Hum... bem simples, quase Simplória. E outra vez lhe afirmo. Uma página autentica e independente. Estou lhe convidando a Visitar-me, e se possível Seguirmos juntos por Eles. Certamente estarei lá esperando por você, com o meu chapeuzinho em mãos ou na cabeça.
    Insisto que vá Visitar-me, afinal, o que vale são os elos dos sorrisos.

    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o sorriso e a harmonia entre as páginas são necessárias, a internet está tão violenta em imagens e em palavras, que o ser humano esqueceu de que os seus valores como pessoa depende muito do que escreve e o que mostra.
      Agradeço o convite e já estou caminhando até lá, sendo assim grande abraço.

      Excluir
  4. Obrigada por fazer parte da minha vida e com sua presença amiga, irradiar luz para iluminar os meus dias!
    Deus te abençoe para que tenha uma semana cheia de Paz!
    Bjs, Josi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também desejo para você uma semana iluminada e harmoniosa, bjs

      Excluir
  5. Admiravel Perseverânça, Estou lhe seguindo, pelo seu blogue. Tenha uma semana agradavel. Felicidades, sempre

    ResponderExcluir
  6. Linda as fotos!!!
    E muito boa a postagem também!!
    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Bela e certa esta sua magnifica mensagem.
    Não sou muito crente mas, tenho a certeza, estou de consciência tranquila pois sei o meu caminho.
    Obrigado por esta licção.
    Um beijo amigo

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.