6 de jul de 2012

Vamos fazer uma massagem?

Automassagem pode ser aliada para lidar com as tensões do dia a dia . 
Dormir pouco, enfrentar os congestionamentos do trânsito, trabalhar sob pressão e estar presente na educação dos filhos não é tarefa simples. 
Quando o cansaço aparece, podem surgir desconfortos e lesões no corpo.
 Para manter a disposição, uma boa dica é a automassagem. Reserve uns minutos para você e aprenda a relaxar sem gastar dinheiro e no local em que preferir.
 Conforme a Sociedade Brasileira de Medicina Manual, a massoterapia é a arte mais antiga de tratamento por meio das mãos. 
Massagear o corpo é uma maneira eficiente de relaxar a musculatura e aumentar a consciência corporal. Aprender a fazer a automassagem não requer conhecimento específico na área. 
 Se você sentir alguma dor durante o exercício, procure um profissional de saúde qualificado para atender o seu problema.

 Cabeça e rosto _
Com as pontas dos dedos, massageie toda a extensão do couro cabeludo. Siga do topo da cabeça até as extremidades das orelhas. _ Comece com uma fricção circular usando os dedos médio, indicador e anular na mandíbula, abrangendo a gengiva inferior e as glândulas salivares. 
Faça movimentos circulares na região da gengiva superior. _ Com a mão em forma de pinça, dê leve beliscões acima dos lábios e na musculatura do pescoço. 

Ombros _
 Pince os músculos do ombro, seguindo em direção do pescoço para o braço. _ Faça pequenos movimentos circulares nos ombros e braços. _ Levante e solte os ombros para relaxar. _Repita o processo no outro ombro 

Tronco _
Flexione o tronco para frente, solte o peso do corpo e expire profundamente. Se preferir, faça o movimento sentado. Mantenha os olhos abertos para evitar possíveis tonturas _ Sente-se, eleve o tronco e a cabeça para trás e apoie os braços ao lado do coropo. Evite movimentos bruscos e inspire lentamente. 

Pés _
Estique e alongue as pernas _ Use um hidratante para deslizar as mãos nos pés com mais facilidade.
Dê leves pinçadas ou beliscões nos pés e finalize com movimentos suaves.

Bolinhas podem aliviar dores musculares
Se preferir, use bolinhas para amenizar as tensões. 
As de borracha com “espinhos” tendem a proporciam alívio mais rápido do desconforto porque fazem mais pressão sobre a área afetada. 
Para mandar o estresse embora, com a mão, aperte e feche a bolinha repetidas vezes. Faça movimentos circulares com nas costas e nucas. 
Se o desconforto for na sola dos pés, sente-se com os joelhos flexionados e apoie os pés no chão. 
Coloque um pé do joelho na perna oposta, e com a mão, deslize a bolinha na sola por dez minutos ou até sentir a região mais aliviada.

 Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

2 comentários:

  1. Adorei este post! Relaxou bastante!

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  2. Então procure reservar meia hora por dia, por exemplo na hora que for durmir ou depois de seu banho noturno; o importante é você cuidar de seu corpo, e somente você poderá dar esse cuidado para ele.
    Beijinhos

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Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.