16 de jul de 2012

Língua de sinais, vamos aprender?

Avatar comunica-se em Libras
 Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criaram um programa de computador que traduz textos em Libras, a Língua Brasileira dos Sinais. 
 Partindo do texto escrito, os sinais são mostrados na tela por um personagem 3D, que os especialistas denominam de agente virtual, mas que é mais popularmente conhecido por avatar. 
 O personagem, que pode ser alterado de acordo com a necessidade ou conveniência do usuário, reproduz os sinais utilizados pela Libras. "Como a figura humana é apresentada em 3D, o usuário pode aproximar ou mudar o ângulo do avatar, caso queira compreender melhor a mensagem", explica Wanessa Amaral, que criou o sistema juntamente com o professor José Mário de Martino. 

 Inclusão digital dos surdos 
 Segundo Wanessa, existem diversos trabalhos na área da computação voltados à acessibilidade. 
 No entanto, a maioria deles é dirigida aos cegos. 
Assim, já foram desenvolvidos aplicativos como leitores de tela e até calculadoras programáveis. "Entretanto, há pouco estudo relacionado aos deficientes auditivos. 
Isso possivelmente está associado à impressão de que eles não enfrentam problemas nesse campo, uma vez que as informações disponíveis no computador são basicamente visuais. "Mas não é bem assim. Pessoas que adquiriram surdez antes de terem sido alfabetizadas têm muita dificuldade em compreender material escrito em português. 
De certa forma, elas ficam excluídas do meio digital", explica. 

Ensino de Libras 
 O programa interativo poderá ser importante não somente para facilitar o acesso dos surdos ao ambiente virtual, mas também para os ouvintes que desejam aprender Libras. "É bom deixar claro que estamos apenas no começo. 
É o mesmo que aconteceu com a conversão texto-fala. 
Quando ela teve início, a voz empregada tinha aquele tom robótico. 
Hoje, está muito diferente. "Nós já percebemos que precisamos aprimorar algumas coisas. 
O mais importante, porém, é que os testes feitos com a colaboração de deficientes auditivos comprovaram que estamos conseguindo nos comunicar via sistema. 
Ou seja, estamos passando a informação", disse José Mário. "Nossa expectativa, agora, é que alguma empresa se interesse pelo licenciamento da tecnologia. 
Penso que a ferramenta pode ser uma forte aliada em ações que tenham como objetivo garantir maior acessibilidade aos portadores de deficiência auditiva aos recursos computacionais", conclui o professor. 
 Na visão do especialista, o sistema pode ser adaptado a quaisquer equipamentos computadorizados, tais como tablets e celulares. 

 Fonte: Diário da Saúde -

 Ponto de vista: estou muito feliz por mais esta conquista; em breve não teremos mais dificuldade na inclusão digital para deficientes físicos, tudo está acontecendo lentamente, porém com qualidade e direitos previstos em lei para todos. 
 Perseverança

15 comentários:

  1. Muito bom ver essa evolução da tecnologia aos deficientes físicos. Eles são merecedores, são exemplos de superação.
    Todos tem que ter direitos iguais, e eles precisam de algo adaptável a eles para levar um vida normal como todo cidadão de bens.Desejo que as empresa se interesse pelo licenciamento da tecnologia.
    Grande abraço!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, que as empresas e as cabecinhas das pessoas também mudem, possam entender que todos tem capacidade, basta apenas dar uma oportunidade e a tecnologia veio para achegar-se ao conceito de que deficiente é aquele que julga o outro como deficiente.
      Abraço fraternal e um lindo fim de semana!

      Excluir
  2. Toda a ´linguagem é enriquecedora... para além de necessária.

    ResponderExcluir
  3. Excelente noticia!!!
    Felicidades para todos.
    Dalva

    ResponderExcluir
  4. OI AMIGA!
    ESTA EVOLUÇÃO TEM O OBJETIVO MAIOR DE INCLUIR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NESTE MUNDO VIRTUAL QUE SE ABRE COM INFINITAS POSSIBILIDADES E AO QUAL ELES TEM TODO O DIREITO .
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! o direito sempre existiu, mas tem uma maioria que julga desnecessário essa inclusão, daí tudo pode acontecer, quem diria que uma pessoa cega poderia ter um computador adaptado? quem diria que um paraplégico poderia dirigir um carro? basta ter um pouquinho de paciência e eu acredito que um dia todos terão o direito de ir e vir, de falar e ouvir, de andar e aplaudir , todos em uma única conexão fraternal.
      Bjs

      Excluir
  5. Olá amiga! Sua presença sempre alegra o meu coração! Muito interessante e importante a sua postagem. Num mundo cheio de preconceitos, os que tem necessidades especiais, são muito ignorados...precisamos pensar e agir sobre tudo isso!!!
    Bjs com carinho,
    Josi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou escreveu a palavra certa: PRECONCEITO, infelizmente quem julga o seu semelhante desta forma esquece de um detalhe importante, o sangue que corre nas veias é tão vermelho qto o nosso e que seu coração para viver precisa bater continuamente qto o meu , o seu e o dele.
      A sua visita também deixa o blog mais colorido, volte sempre.
      Bjs

      Excluir
  6. Muito bom e importante seu texto, a inclusão deve ser para todos e os deficientes também, assim como todos.
    Bom dia, se tiver um tempinho visite o blog do grupo de poetas que participo em Belford Roxo RJ, o Gambiarra Profana, e veja um trecho de nossa performance no Teatro Sesc Nova Iguaçu RJ, leia também o texto e se puder dê sua opinião no comentário, sua visita é muito importante pra nós. Desde já agradeço o carinho.
    Link abaixo:

    http://gambiarraprofana.blogspot.com.br/2012/07/malditas-belezas.html

    Arnoldo Pimentel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo convite, irei passar com certeza e vamos nos falando.
      Agradeço pela visita e os comentarios nas postagens sempre tão graciosos e de muito respeito.
      Abraços,

      Excluir
  7. Saudações Eunice, vim agradecer e retribuir a visita e o gentil comentário.
    Cordial abraço, saúde e muita paz interior.

    ResponderExcluir
  8. Quem agradece o carinho sou eu, sua gentileza e respeito está em grande consideração por nós,desejamos muita harmonia e saúde para todos em seu lar, trabalho e na sua comunidade.
    Abraço fraternal

    ResponderExcluir
  9. Show de postagem! parabéns .Eu acho meio complicada mas se aprende se houver empenho. beijos e paz.

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.