21 de jun de 2012

Refletindo para dias melhores . - Você precisa de mais tempo?


Quase em todo lugar, as pessoas são pressionadas a cumprir suas obrigações, e essas talvez não tenham nada a ver com  o que é importante de verdade para elas. Em vez disso, talvez tenham tudo a ver com a exigências do momento, como consertar o carro, atingir as metas colocadas pela empresa onde trabalha, ser paciênte em casa quando ao chegar cansado os filhos e a esposa requer atenção e lidar com interrupções inesperadas em alguma situação que não se esperava acontecer.
Na tentativa de resolver um problema após outro, pode ser que você perceba que não tem nenhum controle sobre o seu tempo. Talvez até sinta que não está conseguindo aproveitar a vida.
É claro que você tenta convencer de que tudo isso é temporário, que um dia a vida vai ficar mais tranquila e que terá tempo para se concentrar nas coisas que realmente importam para você - coisas que enriquecem não só sua vida, mas também a de sua familia e a outros que estão próximos.
Mas quando isso vai acontecer?
Consegue ver uma brecha na sua programação de hoje?
Desta semana?
Deste mês?
Seja realista: é improvável que o mundo ao seu redor fique mais tranquilo. Mas você pode conseguir o tempo que precisa? e o dinheiro para esse tempo?
Como?
Com o propósito de conseguir tempo para as coisas que realmente importam, você  precisa saber quais são elas. Isso será mais fácil se estiver claro para você quais os seus valores e objetivos, bem como atividades especificas que ajudem a alcançá-los.
Assim o primeiro passo é definir seus valores. Quais são os maiores da lista em sua vida: familia, trabalho, educação dos filhos, amizades, dinheiro, felicidade pessoal, realizações profissionais, aparência, saúde física e sua saúde Espiritual.
Daí, pergunte-se: Quais desses valores são mais importantes para mim?
Depois, pense em todos os objetivos que gostaria de alcançar.
Qual a diferença entre valores e objetivos?
Posso dizer que os valores são contínuos, ao passo que os objetivos podem, em algum ponto, ser alcançados e dados como concluídos.

Que objetivos você pode alcançar?
Passar mais tempo com a familia?
Achar um emprego melhor?
Ampliar o negócio próprio?
Aprimorar suas habilidades num hobby favorito?
Aprender a melhorar algum traço de sua personalidade?
Ler ou escrever suas inspirações?

Se você incluir seus objetivos em seus valores, poderá usufruir melhor as horas do seu dia; certificar-se que seus objetivos não irá desviar de seus valores por exemplo familiares, é essencial, isso ajuda não entrar em conflito.
Por exemplo, se um de seus objetivos é perder peso, fazer exercícios é uma atividade que pode ajudá-lo e ainda aproximar-se mais de seu cônjuge ou de seu irmão na fé, estenda um convite para um amigo que não tem contato e já faz algum tempo, ou para o filho que provavelmente você não tem tido tempo para conversar...
Analisando como tem sido sua vida nos últimos tempos, com certeza você chegará nessa conclusão que estou expressando aqui; é claro que  isso  não significa ser insensível às necessidades e desejos dos outros. Mas significa que estará em melhores condições para identificar e recusar oportunidades (convites) que não têm nada a ver com o que realmente vale a pena.
Sem dúvida, haverá desafios; algumas tarefas podem ter relativamente pouca importância e ainda assim serem necessárias.; elas talvez preenchem seu dia inteiro, deixando pouco ou nenhum tempo para as coisas mais importântes; podem até surgir emergências ou que sua situação de vida mude, sofra mudanças meramente dramáticas.


REDUZA AS INTERRUPÇÕES.
Pense em que momento do dia você poderá reservar para sua leitura pessoal; reserve um período do dia no qual não permitirá interrupções, a menos que seja absolutamente necessário; desligue o telefone/celular, avise as pessoas de casa que estará em seu momento, assim os familiares também estarão aprendendo a mudar os hábitos diários, não esqueça os pop-ups, ou lembretes eletrônicos, se eles costumam atrapalhar seu trabalho então use para o seu momento pessoal.

O SEU TEMPO DE VIDA É PRECIOSO E ÚNICO.
Em outras palavras, pode haver uma diferença entre ser ativo e realmente fazer algo de importante diariamente. Analise suas atividades atuais, que tal da última semana, o que fez de diferênte ou que coisas deixou de realizar por estar ocupado demais?
No livro biblico de Mateus no capítulo 24, ali Jesus deixou claro que ia chegar o tempo em que as pessoas estariam muito ocupadas até para si mesmas; lá em Colossenses o apóstolo Paulo nos exorta em duas mensagens muito  importântes  para todos nós:
No capítulo 3 vers 1 em Eclesiastes : " Para tudo há um tempo determinado "
No capitulo 4 vers 5 em Colossenses : " Prossegui andando em sabedoria...comprando para vós o tempo oportuno"

A nossa imperfeição e consciência nos faz entender e a partir daí promover as mudanças necessárias, desde o nascimento todos nós estamos propensos a fazer o que é errado e é com o passar do tempo vamos nos moldando, é como remar contra corrente - exige esforço, então vamos aproveitar melhor nosso tempo diário em coisas que nos façam progredir e não parar no tempo.

E por falar em aproveitar melhor o tempo, a imagem é de um passeio que fizemos, é da Exposição interativa em homenagem ao piloto Ayrton Senna, programar o lazer com o seu cônjuge/familia, é importânte, proximidade familiar ajuda-nos a superar melhor as dificuldades de nossa vida.

Perseverança










5 comentários:

  1. No son los años de la Vida, sino La Vida que le demos a esos Años de existencia Terrenal.
    Preciosa Entrada...Me ha encantado.
    Un abrazo y beijos.

    ResponderExcluir
  2. Tempo... algo que é incomprável, mas que é desperdiçável!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  3. Então vamos usar o tempo que tivermos para situações inovadoras e renovadoras espiritualmente, bjs

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.