15 de jun de 2012

Idoso você ainda vai ser um.

  Neste dia 15 se comemora o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso. A ministra informou que, em um ano (dezembro de 2010 a dezembro de 2011), o Disque 100 Idoso recebeu 44 mil denúncias de violência contra idosos, entre agressão, abuso sexual e exploração econômica. 

Então não vejo nada para se comemorar, e sim para se envergonhar.
Alguns amigos (as) perguntaram o que tenho visto de animador para os nossos velhinhos.
Na verdade quando chego até algum dos locais para visitar, não me preocupo com a lei porque na verdade na prática os beneficios que estão nos artigos da lei não chegam até as instituições que cuidam desses idosos.
Nessa época fria e com chuvas, o aumento das crises asmaticas, pneumonias, a falta de cobertores e roupas é muito grande, e a lei não dá solução para tudo isso, porque tem que ser resolvido na hora e não se pode protelar, estou falando de vidas.
Quanto a violência muitos dos idosos estão lá nos asilos, nas praças, porque denunciaram os próprios familiares pelos abusos que vão de agressão fisica ao uso da aposentadoria indevidamente.
Até entendo a Sra. Ministra Maria do Rosário que as propostas são as melhores possíveis, mas na prática estão longe de serem  favoráveis.
Campanhas por todo o país, mas nesse fim de semana quais desses ministros estarão visitando ou cuidando de nossos idosos?

Perseverânça


3 comentários:

  1. Temos que pensar no futuro... e o futuro é a nossa velhice!!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Hay que cuidar a nuestros ancianos como ellos lo hicieron algun día cuando nosotros eramos niños.
    aquí, en España, con la Ley de Dependencia y numerosos centros que se han creado, similares a grandes complejos hoteleros y con todos los complementos necesarios, se han solventado muchos problemas que no tenian por que padecer nuestros mayores.
    Como decía Ingmar Bergman:"Envejecer es como escalar una gran montaña: mientras se sube las fuerzas disminuyen, pero la mirada es más libre, la vista más amplia y serena".
    Me encanta tu blog y, si me lo permites, me hago fiel seguidor de este maravilloso espacio, lleno de sentimientos y sensaciones.
    ¡¡¡Gracias!!! Por tu hermoso y cariñoso Poema-comentario en mi Poesía de mi blog poesiayvivencias.
    Un abrazo y beijo.
    Admiro a Brasil y a su gente alegre, dulce y maravillosa.



    Ingmar Bergman

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.