20 de jun de 2012

Ervas em nosso cardápio.

Ervas frescas podem dar um sabor maravilhoso a uma salada e ainda acrescentar benefícios nutricionais.
Saiba quais são as melhores para os seus pratos.
 1 - Alecrim - Uma das ervas mais aromáticas, em forma de agulha, vai muito bem em saladas mornas com verduras e legumes, carne de porco, carneiro e peixe. 
2 - Cebolinha-francesa - Assim como outros vegetais da família da cebola, as folhas parecidas com capim da cebolinha-francesa são ricas em compostos sulfurosos benéficos e em alicina, fitoquímico que ajuda a evitar doenças cardíacas. Pique com a tesoura e polvilhe sobre saladas com carne, ave, peixe ou folhas. 
3 - Cerefólio - Delicada e bonita, essa erva com um leve sabor de anis e salsa vai bem com cenoura e raízes. 
4 - Endro - O gosto de cominho suave das folhas do endro combina com saladas de frutos do mar, batatas e pepinos. 
5 - Estragão - As folhas em forma de lança dessa erva têm sabor forte, que lembra o do anis, e ficam perfeitas em saladas com frango. 
 6 - Hortelã - Com seu forte sabor refrescante, é uma das ervas mais populares, deliciosa em saladas de feijão e batata, e também com frutas, como melão e manga. 
7 - Manjericão - Tradicional no molho pesto, as pequenas folhas do manjericão têm sabor acre e delicioso. Espalhe sobre qualquer salada de tomate, mas especialmente uma com queijo mozarela. 
8 - Ora-pro-nóbis- Erva de origem grega e turca, tem folhas carnudas, redondas e verdes, de sabor refrescante e suave. Adicione algumas folhas a uma salada de folhas ou espalhe sobre uma salada de batata. 9 - Orégano e manjerona - Estas ervas aparentadas, com muito poucas folhas, têm sabor forte, portanto use-as esparsamente em saladas de tomate ou saladas mornas de abobrinha e berinjela. 
10 - Salsa - Decoração clássica de pratos salgados, também é um complemento saboroso para uma salada de folhas ou ervas. É boa fonte de folato, ferro e vitamina C. 
11 - Tomilho - Pequenas, mas muito aromáticas, as folhas do tomilho são ótimas em saladas de batata e feijão, bem como em saladas quentes com carne de vaca e de pato.

(Fonte: Super Saladas da série Coma Bem, Viva Melhor – Reader´s Digest)

E hoje em dia dá pra ter uma hortinha mesmo que seja em vasos na varanda ou na área de serviço para quem mora em apartamento; outra opção também é usar aquele pedacinho de terreno que tem lá no quintal.
É a natureza em qualquer local que você esteja, o que importa é você cultivar hábitos diferentes na alimentação.

Perseverança

2 comentários:

  1. Boa tarde, amiga.
    Obrigada pelo carinho da presença no Sonhos e pelas sábias palavras. Verdade amiga, temos que lutar para vencer todos os contra valores que nos apontam sempre o caminho do mal... é para o bem que nascemos e para ele é que temos de viver!
    Bjs e obrigada pela força.
    Josi

    ResponderExcluir
  2. Uma hortinha em casa com tudo fresquinho é o que há de melhor! Post bem explicadinho! Parabéns!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.