20 de jan de 2012

FUMANTES x TABAGISMO x VOCÊ

Amigos queridos, o assunto é sério e grave, por dia em cada 2 horas 3 pessoas sofrem paradas respiratórias, são descobertos 10 casos de câncer no pulmão... proveniente do uso do tabaco e afins.
Vamos repensar neste fim de semana se vale a pena continuar insistindo em ser aliado ao vicio de fumar, mas porque neste fim de semana? são nos fins de semana que o consumo é maior, então olhe nos olhos de seus filhos e amigos, pense como eles ficariam em vê-lo em uma UTI ou de você estar se privando de dançar, comer, beber e claro deixar se achegar ao beijo de sua amada, sim porque na sua boca ou seja sua língua com o tempo irá perder o prazer de sentir o sabor dos alimentos e até mesmo o prazer de um beijo, me refiro ao câncer de boca onde o cigarro é 70% responsável pelos casos.
A pesquisa logo abaixo é do Diário da Saúde, leia com atenção e repasse, então me responda:

***VALE A PENA CONTINUAR SER FUMANTE?

Fumantes estão migrando para outros derivados do tabaco
Redação do Diário da Saúde

Migração

Dados recentes indicam que as ações preventivas e restritivas ao consumo de cigarro têm provocado a queda no número de usuários do produto no Brasil.

No entanto, embora a notícia seja animadora, há evidências de que esteja ocorrendo uma migração para outros derivados do tabaco.

É o que aponta o estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, publicado na edição de novembro dos Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz.
Narguilé

O uso de outros derivados do tabaco está se mostrando mais forte em algumas regiões do país.

Os resultados mostram a prevalência, no uso de produtos do tabaco fumado diferentes do cigarro, de 4,3%, 18,3% e 21,3% em Vitória, Campo Grande e São Paulo, respectivamente.

Nas últimas duas capitais, o produto fumado com maior frequência, por ambos os sexos, foi o narguilé.

Os dados revelam taxa elevada de consumo da substância, semelhante, inclusive, à verificada entre os jovens de alguns países do Oriente Médio e da Ásia, com larga tradição de consumo do narguilé.
Narguilé pode ser 450 vezes mais perigoso do que o cigarro, diz estudo
"Apesar das evidências de que seja tão nocivo para a saúde quanto o cigarro, há uma desinformação da população sobre os seus danos, o que faz o uso do narguillé ser visto dentro de uma perspectiva de socialização também nos países ocidentais", explicam os pesquisadores.

Ações nefastas

O uso de outros produtos derivados do tabaco já é superior ao do próprio cigarro em Campo Grande e São Paulo, e equivalente em Vitória.

Segundo os estudiosos, o crescimento de fumantes de derivantes do tabaco diferentes do cigarro seria impulsionado pelos fabricantes de cigarro na tentativa de burlar as ações de controle do uso do produto.

"Pode haver a utilização ilegal de novas mídias ainda mais próximas dos jovens, tais como propagandas por celulares e internet, as quais devem ser temas subjacentes de monitoramento contínuo para apoiar o entendimento da expansão do uso de novos produtos", afirmam.

Indústria do tabaco sai à caça de consumidores jovens


Todas as formas de tabaco

Para prevenir a expansão desse mercado de usuários, os pesquisadores sugerem o uso de advertências sanitárias na mídia e nas embalagens de outros produtos de tabaco, além de ações como a implementação de lei federal sobre ambientes 100% livre de todas as formas de tabaco fumado e a proibição total da propaganda dos produtos, inclusive nos pontos de venda.


Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, maguila, arguile, naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.

As imagens do Google.

Um comentário:

  1. Deixei já fez 7 anos e não estou nada arrependido!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.