2 de nov de 2011

ESTÁ NA HORA DO SEU MEDICAMENTO, POR FAVOR NÃO ESQUEÇA.


Há doenças e sintomas que parecem marcar hora para aparecer. E, para tratá-los, também é preciso seguir o relógio, segundo a cronofarmacologia "ramo da ciência que estuda como doenças e tratamentos são influenciados pelos ritmos biológicos".
Nos últimos 20 anos, a cronofarmacologia mudou a prescrição de alguns remédios.
"A asma é o exemplo mais clássico. Sabemos hoje que as piores crises são à noite, e que o paciente deve se medicar antes de dormir."
Há outros remédios que já são prescritos levando em conta o relógio biológico, como as drogas anticolesterol (usadas mais à noite) e remédios para artrite e artrose, que também devem ser tomados antes de dormir.

PRESSÃO ARTERIAL

É pela manhã que acontece o maior número de infartos e derrames.

Isso porque a pressão arterial sofre uma alteração antes do despertar, causada pelo aumento na secreção de dois hormônios: o cortisol ("hormônio do estresse") e a adrenalina.
Muitas pessoas tomam remédio para controlar pressão alta pela manhã.
Mas uma pesquisa canadense, que será publicada no dia 17 no "Journal of the American College of Cardiology", diz que o indicado é que o remédio seja tomado antes de dormir. (em primeira mão p/ vocês.)
Há médicos que já mudaram a prescrição de remédios de hipertensão.
A mudança é para proteger o paciente no pico de pressão pela manhã."

CRISES

Há pesquisas que relacionam depressão e ritmos biológicos, segundo o neurologista John Araujo. Mas é errado falar que a doença tem um horário para aparecer.

"Muitas pessoas têm crises pela manhã, mas é impossível falar em uma regra.
A hora de tomar o remédio depende do caso", diz Dr. Fernando Fernandes, do HC.

Portanto, é importante que você comunique ao seu médico todo e qualquer sintoma decorrente da sua rotina. Por exemplo, se sente com muito sono logo após o almoço e se esse sono acompanha dores pelo corpo, se você é hipertenso com certeza o problema poderá estar na alimentação (condimentos). Anote e deixe em lugares de fácil visualização vários lembretes dos horários de seus medicamentos bem como o que se refere cada um deles.

Perseverança


Um comentário:

  1. Post valioso!Aqui na minha cidade, que é hiper quente, algumas pessoas morreram na pista fazendo caminhada, de manhãzinha, bem cedinho...beijinhos.

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.