18 de out de 2011

"Mês do Consumo Sustentável"


Para comemorar o Dia Nacional do Consumidor Consciente, o Ministério do Meio Ambiente promove, em conjunto com as Companhias do Metropolitano (Metrô) de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, a concessionária MetrôRio e as empresas Carrefour, Descarte Certo, Oxil e Philips, uma ação de coleta de lixo eletrônico nestas cidades brasileiras.
A partir desta semana, a população dessas capitais poderá entregar o seu aparelho eletroeletrônico usado nos postos de coleta instalados nas áreas livres dos mezaninos das seguintes estações do Metrô: Tucuruvi (SP) na Linha 1 Azul, Carioca (RJ), Eldorado (BH) e Galeria (DF). Até o dia 26 de outubro, das 6h às 18h, os postos de coleta receberão TVs, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos, cabos, fitas, CDs e DVDs.

Toda a iniciativa faz parte da campanha "Mês do Consumo Sustentável", desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente e dedicada à conscientização da população sobre o consumo sustentável e à promoção do conceito e de suas práticas.

A Gente Recicla

Para incentivar a população a participar da campanha "Mês do Consumo Sustentável" foi desenvolvido o hotsite "A Gente Recicla" http://www.agenterecicla.com.br.
O site traz informações mais detalhadas sobre o projeto, postos de recolhimento dos aparelhos, entre outras ações. Além disso, serão veiculados spots em rádios parceiras e comunitárias para reforçar a importância do assunto.

Lixo Eletrônico e Consumo Consciente

Anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no País. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros, que não sabem como descartar corretamente esses aparelhos. Destes produtos, vão vazar elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que irão contaminar o ar ou os lençois subterrâneos, responsáveis por mais de 90% da água que bebemos.

O papel do consumidor é o de disseminar o conceito e a prática do consumo sustentável, fazendo com que pequenos gestos realizados por um grande número de pessoas promovam grandes transformações. O conceito pode ser praticado no dia a dia por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.

Fonte:Revista Meio Ambiente

2 comentários:

  1. Como seria bom se tudo isto funcionasse de fato em todos os cantos e recantos do nosso planeta. Um dia ainda veremos que não foi em vão lutar.abçs e muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que se possa fazer pelo meio ambiente é tão tão necessário...!
    Parabéns por essa iniciativa.

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.