14 de set de 2011

Síndrome de Sjogren. Doença rara e silenciosa, conheça os sintomas.


Cerca de nove mulheres são acometidas para cada homem. Por esta razão, disfunções hormonais parecem fazer parte da fisiopatologia no desenvolvimento da SS, principalmente as deficiências de andrógenos, estrógeno e de progesterona. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas esteja na menopausa ou com mais idade, a doença pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjögren podem apresentar complicações na gravidez.

“A doença geralmente começa como uma sensação de desconforto nos olhos e na boca. Os pacientes dizem que seus olhos estão secos e vermelhos, mesmo usando colírio. Muitas vezes, relatam também que a boca está muito seca e os alimentos estão se tornando insípidos. Em alguns, aparecem gânglios inchados no pescoço, fazendo com que pareça que eles têm caxumba”, informa o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

Pode ser hereditário:
Antes da tenista norte-americana Venus Williams ter abandonado o US Open na semana passada, provavelmente a maioria das pessoas não tinha sequer ouvido falar da Síndrome de Sjögren, uma doença auto-imune que tem entre seus sintomas a fadiga.
Por conta dos efeitos da doença, pode-se dizer que a carreira de Venus Williams, 31 anos, pode estar em xeque, já que o problema não tem cura e pode ser apenas controlado. Por ser de cunho genético, a irmã de Venus, Serena, também pode desenvolver a Síndrome de Sjögren.

Imagem: Partes do corpo comprometido pela síndrome.

Um comentário:

  1. Para agradecer a sua mensagem visitei o seu Blogue.
    Que agradável surpresa, autentica Enciclopédia de utilidades de utilidades e interesses.
    Adorei e vou ficar assíduo.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.