3 de ago de 2011

V Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança .



V Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança será realizado no dia 20 de agosto


A expectativa é de superação da marca alcançada em 2011, quando quase 900 crianças foram atendidas. As inscrições estão abertas.

No próximo dia 20 de agosto, um sábado, será realizado o V Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, uma iniciativa da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), que desde 2007 se repete anualmente, com êxitos crescentes.

Como nos anos anteriores, também neste o principal objetivo do mutirão é reduzir as filas de pacientes infantis com indicação cirúrgica nos hospitais, especialmente os públicos, com a realização de intervenções cirúrgicas mais simples, num único dia. Com isso, também as crianças que apresentam casos mais complexos deverão ter o tempo de espera reduzido.

Nessa data, médicos e equipes cirúrgicas voluntários deverão efetuar principalmente cirurgias ambulatoriais – como de hérnias, fimose, testículos fora de lugar, hipospadia (uma anomalia congênita, em que o orifício uretral masculino se apresenta em local incorreto) e retirada de cistos –, que geralmente não implicam na internação do paciente.

A CIPE já entrou em contato com os serviços participantes dos mutirões anteriores e, além desses, pretende envolver outros hospitais e profissionais. Nessa tarefa, conta com o empenho de seus associados e das associações regionais de cirurgia pediátrica para sensibilizar os responsáveis pelas unidades hospitalares públicas e privadas, Santas Casas e outras entidades beneficentes, bem como os órgãos públicos de saúde, cuja colaboração é muito importante para o sucesso dessa iniciativa.

Além disso, espera a ampliação do apoio da iniciativa privada, com a doação de medicamentos e material cirúrgico, entre outros itens, para o mutirão.
Assim, sua importância tem tido reconhecimento cada vez maior, o que tem se refletido no aumento de adesões por parte dos serviços e no número de crianças operadas. Em 2007, o primeiro mutirão atendeu 441 pacientes. Em 2010, no quarto, esse número praticamente dobrou: 862 crianças foram operadas nos 38 serviços participantes, localizados nos estados da Bahia, de Goiás, do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Pará, Paraná, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Tocantins, e também no Distrito Federal.

E, ainda que a realização de mutirões possa ser considerada como medida paliativa, é por seu caráter social que a importância desse tipo de iniciativa não pode ser desprezada.

Primeiras adesões
Até o momento, sete serviços têm sua participação confirmada: Hospital da Criança (Obras Sociais Irmã Dulce – OSID), de Salvador (BA); Santa Casa de Misericórdia de Belém (PA); Hospital Público de Macaé (RJ); Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ), do Rio de Janeiro (RJ); Hospital Estadual de Vila Alpina e Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FM-USP, ambos de São Paulo (SP); e Hospital Regional da Asa Sul (HRAS, ex-HMIB), instalado em Brasília (DF).

Os serviços interessados em aderir ao Mutirão 2011 podem obter mais informações e fazer sua inscrição na CIPE, por meio do email: secretaria@cipe.org.br ou pelos telefones: (11) 3814-6947 e (11) 3032-8955.

AMIGOS PROFISSIONAIS DA ÁREA: se você pertence a categoria da área da saúde de qualquer especialidade também pode se juntar a nós, não importa se é enfermagem ou médicos, auxiliares ou anestesistas, Eu já estou nessa.

Fonte: CIPE

Um comentário:

  1. Olá,
    A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!

    Muito obrigada,
    Ministério da Saúde
    comunicacao@saude.gov.br

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.