7 de abr de 2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2011.

Data reforça importância de combate à resistência microbiana aos medicamentos e sua disseminação global Comemorado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é um momento voltado para questões-chave de saúde pública que afetam a comunidade internacional.

Em 2011, a data é dedicada a chamar a atenção para o avanço da resistência microbiana aos medicamentos, que não é um problema recente, mas que está se tornando mais perigoso. Com a campanha “Sem ação hoje, não há cura amanhã”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enfoca o combate à resistência de micro-organismos e convoca governantes e públicos envolvidos a implementar políticas e práticas necessárias para prevenir e conter a situação.

A resistência aos medicamentos ocorre quando micro-organismos, como vírus e bactérias, se modificam a ponto de não serem mais afetados por medicamentos que antes funcionavam para combatê-los.

O uso indiscriminado e equivocado de antibióticos facilita o desenvolvimento e o avanço dessa resistência, além da baixa qualidade de medicamentos, falta de pesquisas, prescrições erradas e baixa prevenção e controle de infecções.

A resistência microbiana pode dificultar, encarecer e impossibilitar tratamentos. Também pode levar ao aumento do tempo de internações e ao uso de medicamentos mais caros e mais tóxicos.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1948 para marcar sua fundação.


Taisa de Queiroz, bjs pra vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.