6 de dez de 2010

Brasil tem 24 cidades sob risco de surto de dengue, incluindo duas capitais.

O Brasil tem 24 cidades sob risco de surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde, que divulgou hoje a atualização dos resultados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Dos 370 municípios visitados, 192 têm menos de 1% das casas com focos de larvas do Aedes aegypti, situação considerada satisfatória pelo Ministério da Saúde.

Nessa classificação, encontram-se dez capitais: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Macapá (AP), São Luís (MA), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

O LIRAa permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros por região.

O Ministério da Saúde afirma que os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, em especial nos municípios em risco e em alerta.

Amiga e Jornalista MARÍLIA LOPES - Agência Estado

Então amigos (as) vamos intensificar nos cuidados em nossos vasinhos de plantas, potes e pneus, todo lugar é importânte estar limpo e seco. Se não tomarmos cuidado a dengue é mais rápida e eficaz.

Um comentário:

  1. Realmente nessa época em que o sol está em temperaturas elevadas e fortes chuvas no período da tarde, são de grande beneficio para a propagação das larvas do mosquito, todos devem cuidar de seu ambiente e alertar aos amigos...
    Dra.Ivone Metler
    Sanitarista-Vig.Sanitária/SBC

    ResponderExcluir

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.