26 de set de 2010

26 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO.

COMO O EXERCÍCIO AFETA SEU CORAÇÃO.
Atividade física envolve todas as atividades diárias como caminhar, realizar as tarefas domésticas, subir as escadas ou lavar o carro, e também exercícios específicos como musculação, ginástica, dança, natação, ciclismo e atividades esportivas.
Praticar atividade física não só faz com que você mantenha a forma e sinta-se melhor, como também pode ajudar a manter seu coração saudável. Até a prática de atividades de curta duração, como correr em volta do quarteirão ou subir as escadas pode induzir o bombeamento de sangue pelo seu coração e ajudar no aumento da circulação, a controlar a pressão sangüínea, os níveis de açúcar e de colesterol no sangue.
Seu coração é um músculo e, como outros músculos, ficará mais forte através da atividade física – particularmente exercícios aeróbios, como caminhada, natação e dança – que trabalha o coração e os pulmões. Assim, menos ele terá de trabalhar para bombear sangue eficientemente pelo seu corpo. Isso diminui o estresse sobre seu coração, levando a um sistema cardiovascular mais saudável e relaxado.
A atividade física também lhe dá mais energia e pode ajudar a reduzir o estresse.
Especialistas recomendam que devemos ser moderadamente ativos, praticando atividades físicas por pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana.
COMO A NUTRIÇÃO AFETA SEU CORAÇÃO.
O colesterol pode ser controlado ou reduzido, quando em níveis elevados, através da alimentação e adoção de hábitos saudáveis. Um dos passos importantes é estar atento à qualidade das gorduras consumidas. Sabe-se que apesar de ser um nutriente importante para o organismo, tendo funções como fornecimento de energia, de ácidos graxos essenciais e ser veículo para vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), se consumidas em excesso as gorduras podem propiciar aumento de peso e alguns tipos de gorduras, como as saturadas e trans, podem ser prejudiciais ao organismo. Existem evidências de que o excesso de gorduras saturadas, presentes em manteiga, carnes, chocolates, óleo de coco, azeite de dendê, aumentam o nível de colesterol ruim no sangue (LDL-colesterol). No caso das gorduras trans, encontrada na gordura da carne e de leite e derivados, além de alimentos produzidos com gordura parcialmente hidrogenada, como biscoitos, tortas, pães e bolos, aumentam o colesterol ruim (LDL colesterol) e reduzem os níveis de colesterol bom no sangue(HDL colesterol).
Além da redução na ingestão de gorduras ruins, substituindo-as por gorduras boas, as mono e poliinsaturadas, encontradas em óleos vegetais e produtos que usam esses óleos como ingrediente principal, como margarina e creme vegetal, existem pequenas mudanças que você pode fazer em sua alimentação e que irão ajudá-lo a manter o seu coração saudável. Comer mais frutas, legumes e verduras, grãos e cereais integrais, aumentará sua ingestão de vitaminas, minerais e fibras. É também importante reduzir o consumo de sal e moderar a ingestão de álcool.

Seguindo um padrão de alimentação mais saudável, você poderá:
• Manter um peso saudável e reduzir a pressão sobre seu coração
• Ajudar a diminuir seu nível de colesterol ruim (LDL colesterol) no sangue
• Ajudar a manter baixa sua pressão sangüínea
Uma alimentação saudável também pode ajudar na proteção contra outras doenças, tais como câncer e diabetes tipo 2.

Você sabia?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença cardiovascular mata mais de 17 milhões de pessoas por ano. E 80% das mortes por doença cardiovasculares estão relacionadas com fatores de risco modificáveis através da alimentação e do estilo de vida.
LIDANDO COM O ESTRESSE.
Relaxamento Rápido



Reserve apenas cinco minutos de sua rotina diária e tente relaxar fisicamente. Certifique-se de que você não vai ser interrompido – se necessário, tire o telefone do gancho e fuja de qualquer coisa que possa distraí-lo.
Você precisa sentar-se em uma cadeira para fazer esse exercício apropriadamente.
• Inspire e expire vagarosa e profundamente – isso realmente pode ajudar no processo de relaxamento. Procure sacudir e soltar seus braços e ombros.
• Deixe sua mandíbula e músculos relaxados
• Sacuda seus pés e tente relaxar as pernas.
Isso não leva muito tempo, mas ajudará você a se sentir revigorado e mais ativo.

Relaxe sua Mente

Não esqueça: sua mente precisa de um descanso também! Pode ser difícil relaxar seu corpo enquanto sua mente está a mil. Após relaxar fisicamente por um ou dois minutos o, tente focar seus pensamentos em algo interessante, de que você goste. O objetivo é clarear sua mente, pelo menos por um tempinho, e ajudá-lo a se esquecer das preocupações do dia-a-dia

Exercícios

Exercício regulares – corrida, ciclismo, caminhada etc. podem ajudar a reduzir a tensão. Esportes competitivos como squash ou futebol também podem trabalhar seus instintos competitivos de uma forma positiva, além de energizá-lo e recarregar suas baterias.
Fonte: becel.com

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