6 de ago de 2010

Aleitamento Materno poderia salvar 1 milhão e meio de vidas infantis


Segundo o UNICEF, melhores práticas de aleitamento materno e redução de alimentação artificial poderiam salvar 1,5 milhão de crianças por ano.
Visando promover, proteger e apoiar a Amamentação, desde 1992 comemora-se a Semana Mundial, que está chegando a seu final neste sábado. Como a maioria dos bebês nasce em Maternidades, o tema escolhido para este ano foi 10 Passos para o sucesso do Aleitamento Materno.

Os Dez Passos são: 1º e 2º passos - preparar a Maternidade para receber as gestantes, parturientes e seus bebês com normas escritas, transmitidas a toda equipe técnica por meio de Capacitações.
O 3º passo visa preparar a gestante para que sinta-se confiante em sua capacidade de amamentar.
O 4º passo cabe às equipes que atendem a mulher durante o nascimento (seja parto normal ou cesáreo) oportunizar o contato pele-a-pele logo ao nascer .
O 5º passo visa apoiar as mulheres que tem seus bebês prematuramente e, devido a isso, muitas vezes deles são afastadas; precisam de apoio para retirar o leite do peito, assim mantendo sua produção.
O 6º passo diz quais são os raros casos onde bebês podem necessitar algo além do leite materno. Em Hospitais Amigos da Criança, bebês saudáveis não recebem nada além do leite de suas mães.
O 7º passo lembra a importância do Alojamento Conjunto: proporcionando contato contínuo, favorece o estabelecimento da amamentação.
O 8º passo amamentar em livre demanda`, ou seja, sempre que o bebê solicitar, quanto mais freqüentes as mamadas, mais cedo se estabelece um fluxo adequado de leite. Evidências de que mamadeiras e chupetas interferem na sucção e adaptação da mama às necessidades da criança, inspiraram o 9º passo - não oferecer chupetas ou mamadeiras a bebês amamentados.
Por fim, o 10º passo afirma que as mulheres necessitam de apoio contínuo - desde ajuda nas tarefas domésticas até orientação para solucionar problemas específicos como mamilos doloridos ou leite empedrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.