14 de jun de 2010

VOCÊ SE EXERCITA O SUFICIENTE E CORRETAMENTE?


“Exercite-se duas vezes por semana para manter a forma. Faça 30 minutos de exercícios físicos por dia. Evite bebidas alcoólicas para prevenir o câncer. Tome bebidas alcoólicas para diminuir o risco de doenças cardíacas. Sente-se às vezes sobrecarregado com tantos bons conselhos? Um dia as manchetes dizem uma coisa e, na semana seguinte, algo completamente diferente. . . . Por que os cientistas não chegam a um acordo? Por que numa semana o café é prejudicial e na outra é inofensivo?”
— Barbara A. Brehm, Doutora em Educação e professora de estudos sobre esporte e exercício.
O custo da inatividade física .
Muitos governos e organizações de saúde estão seriamente preocupados com a carga financeira que a inatividade física traz para a sociedade.

•Austrália - Nesse país, os gastos anuais com tratamentos de saúde relacionados à inatividade física chegam a 377 milhões de dólares.
•Canadá - De acordo com a Federação Internacional de Cardiologia, em apenas um ano o Canadá gastou mais de 2 bilhões de dólares com tratamentos de saúde “atribuídos à inatividade física”.
•Estados Unidos - No ano 2000, os Estados Unidos gastaram a quantia astronômica de 76 bilhões de dólares com despesas médicas diretamente relacionadas com a inatividade física.
As crianças precisam de atividades físicas
Estudos recentes mostraram que um número crescente de crianças não faz nenhuma atividade física de forma regular. A inatividade é mais comum entre as meninas do que entre os meninos. Parece que, à medida que as crianças crescem, elas se tornam menos ativas. Veja a seguir alguns dos muitos benefícios resultantes de as crianças participarem em atividades físicas regulares:


•Desenvolvimento de ossos e músculos fortes, bem como articulações saudáveis
•Prevenção contra excesso de peso e obesidade
•Prevenção ou retardamento de problemas relacionados à pressão alta
•Prevenção contra diabetes melito tipo 2
•Aumento da auto-estima e prevenção contra ansiedade e estresse
•Desenvolvimento de um estilo de vida ativo que pode prevenir o sedentarismo na vida adulta
Saúde melhor para os idosos
Diz-se que, quanto mais velha a pessoa ficar, tanto mais se beneficiará de uma programação de exercícios físicos moderados. Ainda assim, muitos idosos hesitam em praticar atividades físicas regulares por medo de se machucar ou de ficar doentes. É verdade que os idosos fazem bem em consultar seu médico antes de começar um programa de exercícios vigorosos. No entanto, os especialistas acreditam que as atividades físicas podem melhorar de modo impressionante a qualidade de vida das pessoas de mais idade. Veja a seguir algumas áreas em que pode haver melhoras quando os idosos fazem exercícios regulares:


•Agilidade mental
•Equilíbrio e flexibilidade
•Saúde emocional
•Rapidez na recuperação de doenças ou lesões
•Funções gastrointestinais e do fígado
•Metabolismo
•Sistema imunológico
•Densidade óssea
•Disposição
Um estudo que examinou a incidência de estilos de vida sedentários em 15 países europeus constatou que as porcentagens de pessoas inativas variavam de 43% na Suécia a 87% em Portugal. Em São Paulo, Brasil, cerca de 70% da população é sedentária.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que “dados obtidos em pesquisas sobre saúde no mundo todo são notavelmente harmoniosos”. Então, não é de surpreender a estimativa de que 2 milhões de pessoas morram todo ano de causas relacionadas ao sedentarismo.

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