9 de out de 2009

VOCÊ SABIA QUE HOJE É O DIA DO OVO?



O Dia Mundial do Ovo será comemorado, neste ano, no dia 9 de outubro. A data foi instituída pela International Egg Comission em 1996, com o intuito de celebrar em todo o mundo e divulgar a todos, de consumidores a profissionais da saúde, as grandes vantagens deste alimento único - o ovo.

É comemorada internacionalmente toda segunda sexta-feira do mês de outubro.

A iniciativa de criar o Dia Mundial do Ovo partiu da International Egg Commission, que o considera um ingrediente perfeito para qualquer refeição. Cozido, escaldado, frito ou mexido; ao café da manhã, almoço, lanche ou jantar, são apenas algumas maneiras de ingeri-lo. A verdade é que o ovo é um dos produtos alimentares mais versáteis existentes no mercado e que tem muito a oferecer.

O American Council of Science and Health anunciou que não comer ovos não é uma atitude prudente, uma vez que o organismo perde todos os aspectos positivos do produto: não é menos nutritivo do que a carne ou o peixe, é rico em proteínas que são essenciais para a construção e reparação dos tecidos. Opinião também partilhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o ovo um produto excelente, tendo em conta a sua composição: é rico em vitaminas do grupo B, em sais minerais e apresenta apenas cerca de 9,94% de gordura, concentrada apenas na gema.

Por todos estes motivos surgiu o Dia Mundial do Ovo, que tem como um de seus objetivos desmistificar que o consumo de ovos faz mal à saúde, pela alta concentração de colesterol na gema. Estudos científicos têm vindo demonstrar que, numa pessoa saudável, cerca de 7 ovos por semana não provocam qualquer aumento dos níveis de colesterol sanguíneo; no entanto, pessoas que já tenham a taxa de colesterol no sangue muito elevada não devem abusar deste alimento, ressalva a citada comissão International Egg Comission.

Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: "Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana".

INSTITUTO OVOS BRASIL - entidade brasileira sem fins lucrativos -promove o produto "ovo" como alimento saudável, de alto valor nutritivo e seguro para consumo.

Saiba mais sobre o ovo em www.ovosbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.