3 de set de 2009

O QUE SE LEVA DESSA VIDA É A VIDA QUE SE LEVA.

A Ganância


Ganância é aquela ambição descontrolada e insaciável de querer sempre mais, sempre o melhor e sempre o maior quinhão.
A ganância apresenta os seus sintomas em todos os aspectos da vida humana.
Assim é que uma pessoa pode se revelar gananciosa do ponto de vista social - nunca se satisfaz com o que tem; nunca está contente com o que recebe e, se se tratar de uma partilha de bens, ela estará pronta a pisar sobre os direitos de quem quer que seja, para ficar em vantagem sobre os demais.
Mas também existem pessoas com forte ganância em relação ao apetite. São capazes até de deixar alguém com fome, desde que se sirvam do melhor e em maior quantidade.
Algumas vezes exageram tanto que acabam por deixar no prato grande parte do muito que serviram.
E o que dizer da ganância de poder? Ganância de posição na escalada política, profissional e até religiosa.
"Os fins justificam os meios", dizem eles. E a partir daí, tudo se torna válido na sua escalada: calúnias, injúrias, denúncias infundadas, falso idealismo e mais uma infinidade de atitudes vis, praticadas como objetivo de com elas deixar livre um caminho através do qual possa se promover.
Grande parte dos infortúnios, da miséria e da desesperança em que vivem os povos tem a sua origem na ganância, na avidez e naquela cobiça que sempre requer conquistar algo mais.
Sobretudo, o que torna a situação ainda mais triste é que toda a pessoa gananciosa é cobiçosa e quase sempre também avara; incapaz de estender a mão ao seu semelhante sofredor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz por sua visita! espero que tenha gostado e claro seja sempre bem vindo.
Fraterno abraço, desejando felicidades.